NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p737-751

Autor/innen

  • Bárbara Maria Costa Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Silvia Maria Cintra da Silva Universidade Federal de Uberlândia

Veröffentlicht

2020-12-17

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Abstract

A Psicologia Escolar e Educacional vem conquistando seu espaço e seu reconhecimento ao longo dos anos, rompendo com barreiras importantes na direção de uma ação comprometida com uma educação a que todos tenham acesso. As Políticas Públicas Educacionais são responsáveis por garantir o direito à educação de todos e, por isto, se faz importante a atuação do psicólogo frente à elaboração e implementação de tais políticas. Um dos programas nacionais voltados à expansão da jornada escolar é o Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação do Programa Novo Mais Educação à luz da Psicologia Escolar Crítica. Para a realização da pesquisa, de cunho qualitativo, foram efetuadas observações das atividades e entrevistas com a Articuladora do Programa, Monitor de Língua Portuguesa, Monitor de Matemática, Facilitador de dança, Facilitador de capoeira e Facilitador de artesanato. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da vertente da Psicologia Escolar Crítica. Foram encontradas muitas contradições entre as ações implementadas para a efetivação do programa e os objetivos presentes nos documentos oficiais que pretendiam “erradicar o fracasso escolar”, além de um discurso preconceituoso sobre as classes mais vulneráveis. As Políticas Educacionais precisam ser repensadas e elaboradas de forma coletiva, com a participação dos diferentes atores envolvidos com as questões educacionais e com a parceria da Psicologia Escolar; ademais, é imprescindível que os governantes incluam em suas políticas de governo investimentos condizentes com as reais necessidades uma educação de qualidade em nosso país.

Autor/innen-Biografien

Bárbara Maria Costa Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga, Doutora em Educação pela UNICAMP e Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

Zitationsvorschlag

Silva, B. M. C., & da Silva, S. M. C. (2020). NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 737–751. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p737-751

Literaturhinweise

Antunes, M. A. M. Psicologia e Educação no Brasil: Um olhar Histórico-Crítico. In: Meira, M. E. M., Antunes, M. A. M. (Orgs), Psicologia Escolar: Teorias Críticas. pp. 139 – 168. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2003.

Antunes, M. A. M. A Psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. 5ª ed. São Paulo: EDUC. 2014.

Barbosa, D. R.; Souza, M. P. R. Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Psicologia Escolar e Educacional, 16(1),jan/jun, 163-173. 2012.

Brasil. Portaria No - 1.145, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, criada pela Medida Provisória no 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2016-pdf/49121-port-1145-11out-pdf/file. Acesso em: 13 fev. 2019.

Campos, M. M. Educação e políticas de combate à pobreza. Revista Brasileira de Educação. nº 24. P. 183-191. Set/out/nov/dez. 2003.

Dadico, L. Terceira Via, Ideologia e Educação. In: Viégas, L de S.; Angelucci, C. B. (orgs.), Políticas Públicas em Educação: Uma análise crítica a partir da Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2006.

Digiovanni, A. M. P. Brasil e Cuba: Um estudo comparado sobre políticas públicas de educação básica e as articulações com a psicologia, entre as décadas de 1960 e 1999. (Tese de Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. 2016.

Gonçalves, M. G. M. Psicologia e Políticas Públicas: reconhecendo avanços e atualizando desafios. In: Urnau, L. C.; Pacífico, J. M.; Tamboril, M. I. B. (Org.), Psicologia e Políticas Públicas na Amazônia: Pesquisa, Formação e Atuação. Curitiba, PR: CRV, Porto Velho, RO: EDUFRO. 2014.

Leclerc, G. de F. E.; Moll, J. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral e em tempo integral. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 45, pp. 91-110, jul./set. 2012.

Oliveira, D. A.; Duarte, A. Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. PERSPECTIVA, v. 23, n. 02, p. 279-301, jul./dez. Florianópolis – SC. 2005.

Paro, V. H., Ferretti, C. J., Vianna, C. R.; Souza, D. T. Escola de Tempo Integral – Desafio para o Ensino Público. São Paulo, Cortez: Autores Associados. 1988.

Patto, M. H. S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz. 1990.

Patto, M. H. S. A Psicologia em questão. In: Patto, M. H. S.; Frayze-Pereira, J. (Orgs.), Pensamento cruel – humanidades e ciências humanas: há lugar para a psicologia? pp. 3-15. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2007.

Patto, M. H. S. “Escolas cheias, cadeias vazias” Nota sobre as raízes ideológicas do pensamento educacional brasileiro. Estudos Avançados, 21 (61), pp. 246-266. 2007b

Saviani, D. Da Nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação: Por Uma Outra Política Educacional. 5ª ed. Autores Associados: Campinas, SP. 2004.

Saviani, D. Política Educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Rev. HISTEDBR On-line.v.18, n.2 [76], p.291-304, abr./jun. Campinas. 2018.

Silva, A. M. C. J. Trabalho docente e educação em tempo integral: um estudo sobre o programa escola integrada e o projeto educação em tempo integral. (Dissertação de Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 2013.

Souza, B. P. Orientação à queixa escolar. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2007.

Souza, M. P. R. Psicologia Escolar e políticas públicas em Educação: desafios contemporâneos. Em Aberto, Brasília, 23(83), março, pp. 129-149. 2010.

Souza, M. P. R. O movimento da crítica em Psicologia Escolar: Elementos para a compreensão da trajetória de uma área de atuação profissional. In: Souza, M. P. R.; Silva, S. M. C.; Yamamoto, K. Atuação do psicólogo na Educação Básica: concepções, práticas e desafios. Uberlândia: EDUFU. 2014.

Viégas, L. de S.; Angelucci, C. B. (orgs.), Políticas Públicas em Educação: Uma análise crítica a partir da Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2006.

Zibetti, M. L. T., Pacífico, J. M.; Tamboril, M. I. B. A educação como direito: considerações sobre políticas educacionais. In: Campos, H. R., Souza, M. P. R.; Facci, M. G. D. (Org.), Psicologia e Políticas Educacionais. Natal, RN: EDUFRN. 2016.