FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566

Autores

  • Leonardo Alves Ferreira Universidade Estadual do Ceará e Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Ivoneide Pinheiro de Lima Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Formação de professores dos anos iniciais. Teoria da aprendizagem significativa. Divisão. Resolução de problemas.

Publicado

2020-11-25

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Artigos

Resumo

O artigo propõe a apresentar os resultados de uma formação com o propósito de subsídiar as aprendizagens conceitual e metodológica da operação de divisão, através da resolução de problemas, de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) como forma de reflexão, na perspectiva de provocar uma (re)significação do conceito de divisão, atribuindo-lhe sentidos e significados. A investigação foi de um cunho qualitativo sob o tipo ação-pesquisa, por intermédio de uma formação com três docentes do quinto ano do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que as professoras apresentavam insegurança para ensinar o ensino de divisão, devido às suas limitações acerca da aprendizagem dos conceitos da divisão. Os estudos e discussões por meio da ação formativa mostraram que as professoras passaram a entender o ensino de divisão além da instrução preponderante dos fatos fundamentais e das técnicas operatórias. Foi perceptível a motivação das participantes para aprender mais sobre a TAS, tendo em vista o interesse em continuar os estudos após a formação.

Biografia do Autor

Leonardo Alves Ferreira, Universidade Estadual do Ceará e Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professor pedagogo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará

Ivoneide Pinheiro de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará.

Como Citar

Ferreira, L. A., & Lima, I. P. de. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE DIVISÃO: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 554–566. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p554-566

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