ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347

Autores

  • Diego Geovan dos Reis UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO
  • Poliana Fabíula Cardozo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO
  • Khaled Omar Mohamad El Tassa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO
  • Gilmar de Carvalho Cruz UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO

Publicado

2020-06-04

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Diante do atual contexto educacional inclusivo, esta pesquisa buscou analisar adaptações promovidas em práticas pedagógicas implementadas por professores de uma escola de idiomas provocados pela presença de alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem em suas aulas. Utilizando-se de metodologia qualitativa exploratória, foi constituído um grupo focal com os docentes da escola, objetivando o levantamento dos alunos que apresentam necessidades especiais e quais as dificuldades dos professores para ensina-los. Em ato contínuo, tendo por base teórica Aranha (2000) e seu conceito de adaptações curriculares de pequeno porte, foram levantadas possibilidades de adaptações a serem realizadas pelos professores com intuito de melhorar seu desempenho pedagógico e o processo de aprendizado desses alunos. Concluiu-se que não há processo inclusivo na escola em estudo, nem mesmo preocupação a respeito, pois a metodologia do curso é considerada pelos professores como inflexível. Como resultados, o grupo focal propiciou aos docentes a troca de experiências e, através de material teórico adequado, a criação de ferramentas que lhes permitissem agir com intuito de melhorar a qualidade do ensino para os alunos com necessidades especiais do local, algo que até então não havia sido abordado dentro da referida escola.

Biografia do Autor

Diego Geovan dos Reis, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO

Graduado em Turismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Especialista em Metodologia de Ensino Superior, pelo Centro Universitário Internacional. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. Irati-PR, Brasil. diego.gdosreis@gmail.com. 42 3421-3000.

Poliana Fabíula Cardozo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO

Professora adjunto do curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste e Programa de Pós Graduação em Educação - UNICENTRO. Graduada em Turismo pela UNIOESTE. Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Irati-PR, Brasil. polianacardozo@yahoo.com.br 42 3421-3000.

Khaled Omar Mohamad El Tassa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO

Professor adjunto do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste e Programa de Pós Graduação em Educação - UNICENTRO. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Irati-PR, Brasil. khaledunicentro@hotmail.com 42 3421-3000.

Gilmar de Carvalho Cruz, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO

Professor adjunto do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste e Programa de Pós Graduação em Educação - UNICENTRO. Graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Mestre em Educação Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutor em Educação Física pela Universidade de Campinas. Irati-PR, Brasil. gilmailcruz@gmail.com 42 3421-3000.

Como Citar

dos Reis, D. G., Cardozo, P. F., El Tassa, K. O. M., & Cruz, G. de C. (2020). ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 335–347. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347