Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n3p55-69

Autor/innen

  • Ana Mateus Silva Instituto Politécnico de Poralegre - Escola Superior de Educação

Schlagworte:

indisciplina, disciplina, escola

Veröffentlicht

2013-04-30

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Rubrik

Artigos

Abstract

Nos dias atuais qualquer pessoa ligada ao quotidiano, ou as práticas escolares, tem conhecimento sobre a “indisciplina”. Os profissionais da área falam da existência de tal indisciplina, mas não apontam a sua extensão nem as razões exatas. Alguns pais se deparam de muito perto com esta tal indisciplina e o “aluno-problema”, que traz consigo certos distúrbios psicológicos e/ou pedagógicos, de natureza tanto cognitiva quanto comportamental. Ao longo do texto vamos abordar o desenvolvimento da criança e do adolescente, os comportamentos típicos desta fase e terminamos com uma reflexão sobre algumas razões da indisciplina e da agressividade nas escolas. Esperamos com esta reflexão dar o nosso contributo para a compreensão da indisciplina na Escola.

 

 

Autor/innen-Biografie

Ana Mateus Silva, Instituto Politécnico de Poralegre - Escola Superior de Educação

Área Supervisão e Psicologia

Zitationsvorschlag

Silva, A. M. (2013). Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa. Interfaces Científicas - Educação, 1(3), 55–69. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n3p55-69

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