PERSPECTIVAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p19–28

Autores

  • Antonio Carlos Ferreira Pinheiro Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós-graduação em Educação

Palavras-chave:

Perspectivas Educacionais, “Temeridades” Contra a Educação, Defesa da Educação.

Publicado

2018-03-02

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Artigos

Resumo

Trata-se de texto apresentado na aula inaugural realizada durante as atividades de abertura do primeiro semestre letivo de 2017, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Problematiza alguns aspectos que envolvem a pesquisa educacional, considerando o novo cenário político-institucional após a efetivação do golpe parlamentar ocorrido no Brasil em 2016. Este novo momento político é pejado por grandes “temeridades” contra as conquistas sociais ocorridas nos 15 anos anteriores, colocando em risco o que foi construído em prol de uma educação democrática. Para consubstanciar a discussão se recorreu à estruturação dos grupos de trabalho (GTs) que compõem a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. A partir deles se percebeu que as perspectivas que envolvem a pesquisa educacional tendem a tomar novas conformações a partir das questões e problematizações que vão sendo postas pela sociedade. Assim, para concluir e, ao mesmo tempo, considerando a atual conjuntura, parece que, mais uma vez, se faz necessário manter a bandeira de defesa em torno de uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós-graduação em Educação

Professor do Departamento de Metodologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB

Como Citar

Pinheiro, A. C. F. (2018). PERSPECTIVAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 6(2), 19–28. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p19–28

Referências

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