História e memória educacional na região oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p87-100Schlagworte:
Historia da educação, memória, região OesteVeröffentlicht
2015-10-19
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Examina a importância dos arquivos na preservação do patrimônio documental nas esferas governamentais. Explicar o passado, prenhe dos acontecimentos humanos, talvez seja e a principal função social do historiador. Mediante suas fontes, consiste a rigor dar significado as atitudes, valores, intenções e convenções que fazem parte das ações humanas. Pretendemos com este artigo calcado em estudo bibliográfico e levantamento em arquivos escolares, pontuar alguns elementos históricos acerca da constituição da escolarização em Cascavel. O desafios do trabalho do historiador da educação, consiste num esforço constante fazer suas fontes falarem sobre os homens, sobre a sociedade que as produziu. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação dos historiadores com as fontes. E uma relação mais sólida com as fontes, só vai ser possível, quando ele não precisar gastar boa parte do tempo de pesquisa para localizá-las nos arquivosZitationsvorschlag
Silva, J. C. D. (2015). História e memória educacional na região oeste do Paraná. Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 87–100. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p87-100