História e memória educacional na região oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p87-100

Authors

  • João Carlos Da Silva UNIOESTE

Keywords:

Historia da educação, memória, região Oeste

Published

2015-10-19

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Artigos

Abstract

Examina a importância dos arquivos na preservação do patrimônio documental nas esferas governamentais. Explicar o passado, prenhe dos acontecimentos humanos, talvez seja e a principal função social do historiador. Mediante suas fontes, consiste a rigor dar significado as atitudes, valores, intenções e convenções que fazem parte das ações humanas. Pretendemos com este artigo calcado em estudo bibliográfico e levantamento em arquivos escolares, pontuar alguns elementos históricos acerca da constituição da escolarização em Cascavel. O desafios do trabalho do historiador da educação, consiste num esforço constante fazer suas fontes falarem sobre os homens, sobre a sociedade que as produziu. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação dos historiadores com as fontes. E uma relação mais sólida com as fontes, só vai ser possível, quando ele não precisar gastar boa parte do tempo de pesquisa para localizá-las nos arquivos

Author Biography

João Carlos Da Silva, UNIOESTE

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História e Filosofia da Educação/UNICAMP. Membro do Grupo de pesquisa HISTEDBR, GT-Cascavel. Professor do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pos-graduação em educação/MestradoUNIOESTE, Cascavel,Pr

How to Cite

Silva, J. C. D. (2015). História e memória educacional na região oeste do Paraná. Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 87–100. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p87-100