REPRESENTAÇÕES DO ASSOCIATIVISMO VOLUNTÁRIO NA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p129-138

Autor/innen

  • Clotildes Farias de Sousa Universidade Federal de Sergipe

Schlagworte:

Associativismo voluntário, Educação, História da Educação

Veröffentlicht

2016-06-05

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Artigos

Abstract

A noção de associativismo voluntário de Alexis de Tocqueville aparece na historiografia da educação brasileira e está representada neste artigo em trabalhos que tratam das missões protestantes, da cultura escoteira e das ligas contra o analfabetismo. É compreendida a partir da obra “A Democracia na América” e relacionada às interpretações disponíveis na literatura histórico-educacional que aborda os modelos organizativos estrangeiros presentes na cultura brasileira. O conceito destaca-se neste texto pelo propósito principal de colaboração aos estudos desenvolvidos sob a perspectiva da História Cultural cujos temas e problemas se ampliaram com as mudanças metodológicas suscitadas por preocupações teóricas em torno da necessidade de produção de uma história necessariamente baseada nos vários aspectos da vida humana.

Autor/innen-Biografie

Clotildes Farias de Sousa, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Superior a Distância – UFS. E-mail: clotildesfs@gmail.com

Zitationsvorschlag

de Sousa, C. F. (2016). REPRESENTAÇÕES DO ASSOCIATIVISMO VOLUNTÁRIO NA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA. Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 129–138. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p129-138

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