REPRESENTAÇÕES DO ASSOCIATIVISMO VOLUNTÁRIO NA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p129-138

Authors

  • Clotildes Farias de Sousa Universidade Federal de Sergipe

Keywords:

Associativismo voluntário, Educação, História da Educação

Published

2016-06-05

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Artigos

Abstract

A noção de associativismo voluntário de Alexis de Tocqueville aparece na historiografia da educação brasileira e está representada neste artigo em trabalhos que tratam das missões protestantes, da cultura escoteira e das ligas contra o analfabetismo. É compreendida a partir da obra “A Democracia na América” e relacionada às interpretações disponíveis na literatura histórico-educacional que aborda os modelos organizativos estrangeiros presentes na cultura brasileira. O conceito destaca-se neste texto pelo propósito principal de colaboração aos estudos desenvolvidos sob a perspectiva da História Cultural cujos temas e problemas se ampliaram com as mudanças metodológicas suscitadas por preocupações teóricas em torno da necessidade de produção de uma história necessariamente baseada nos vários aspectos da vida humana.

Author Biography

Clotildes Farias de Sousa, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Superior a Distância – UFS. E-mail: clotildesfs@gmail.com

How to Cite

de Sousa, C. F. (2016). REPRESENTAÇÕES DO ASSOCIATIVISMO VOLUNTÁRIO NA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA. Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 129–138. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p129-138

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