Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p23-35

Autor/innen

  • Tereza Cristina Cerqueira da Graça UNIT

Schlagworte:

Professores. Formação continuada. Escolas Municipais Aracaju.

Veröffentlicht

2013-09-27

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Artigos

Abstract

 

A partir de documentos institucionais e depoimentos, o artigo descreve o percurso histórico do Programa Hora de Estudo; uma parte destacada da política de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju. Instituído nos anos noventa pela Secretaria da Educação, em atendimento as reivindicações do magistério, o programa passou por diversas modificações, visando o engajamento dos professores numa formação voltada para a melhoria da qualidade do ensino. A partir da bibliografia corrente analisa a ausência da maioria dos professores, concluindo que o absenteísmo docente se deve à descontinuidade administrativa, às instabilidades da relação poder público-sindicato e a pouca disposição dos professores em investir na sua própria formação por esta via.


 

Autor/innen-Biografie

Tereza Cristina Cerqueira da Graça, UNIT

Mestre em Educação, doutoranda em Educação pelo DINTER (Unit-PUCRS). Ex-secretaria de Educação de Aracaju. Professora do Curso de Pedagogia da UNIT. Autora de livros e artigos nas áreas da história da educação, história de Sergipe, Cultura escolar e Cultura urbana.

Zitationsvorschlag

Cerqueira da Graça, T. C. (2013). Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão. Interfaces Científicas - Educação, 2(1), 23–35. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p23-35

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