EGODOCUMENTOS COMO FONTES PARA A HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO OITOCENTISTA: LEVANTAMENTO EM BIBLIOTECAS DE BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p361-376

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade de Brasília
  • Gleicielen Araújo de Souza Universidade de Brasília

Publicado

2021-09-23

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Resumo

O artigo elege como objeto de estudo um conjunto de egodocumentos existentes no acervo de Obras Raras da Câmara dos Deputados e Biblioteca Central da Universidade de Brasília. O objetivo é localizar, nestes acervos, egodocumentos produzidos por personagens do século XIX, que tenham vivenciado processos de escolarização no período imperial e, mais especificamente, inventariar e mapear tais egodocumentos bem como destacar as possibilidades que abrem para a pesquisa em história da escolarização no Império. A metodologia de pesquisa constou dos seguintes procedimentos: a) Busca por egodocumentos nas bases de dados das Bibliotecas da Câmara e da Biblioteca Central da Universidade de Brasília por meio de palavras-chave como “memórias”, “autobiografia”, “reminiscências”, dentre outras, que foram definidas no contato com a documentação e as bases consultadas; b) Digitalização das obras localizadas quando traziam informações relativas à escola e a escolarização do período; c) Sistematização em banco de dados das fontes coletadas, classificando-as e descrevendo o seu conteúdo. Foram localizados 15 egodocumentos com referências à escola e a escolarização, apontando múltiplas possibilidades de pesquisa sobre a história da escola e da escolarização no Oitocentos.

Como Citar

Tuchinski dos Anjos, J. J., & Araújo de Souza, G. (2021). EGODOCUMENTOS COMO FONTES PARA A HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO OITOCENTISTA: LEVANTAMENTO EM BIBLIOTECAS DE BRASÍLIA. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 361–376. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p361-376

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