O LUGAR DOS ROTEIROS PRÁTICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p33-46

Autores

  • Lara Cristina de Queluz Andrade Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) - Unidade Dionária Rocha
  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Trabalho prático, Ensino, Livro didático

Publicado

2021-04-28

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Artigos

Resumo

Os roteiros práticos são usados para descrever as ações e tarefas do trabalho prático, o qual abrange várias atividades que vão desde as experimentações, o laboratório, a investigação e até as mais didáticas e artísticas. Assim, reconhecer o lugar dos roteiros e do trabalho prático contribui para a compreensão da imagem de ensino e de Ciência que está sendo difundida nas escolas. Diante desse contexto, o objetivo desse artigo é entender o lugar ocupado pelos roteiros práticos nos livros didáticos de Biologia, sendo o método adotado uma pesquisa bibliográfica com o tratamento inspirado na análise de discurso. Para isso, analisamos 25 roteiros práticos da coleção Biologia Hoje. A partir da análise, percebemos que a coleção reconhece o roteiro e o trabalho prático com igual valor a um exercício teórico, compondo uma imagem de Ciência e de Ensino que valoriza o cientificamente comprovado e o trabalho técnico.

Como Citar

Andrade, L. C. de Q., & Carvalho, D. F. (2021). O LUGAR DOS ROTEIROS PRÁTICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 33–46. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p33-46

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