FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p158-173

Autores

  • Ingrid Aline de Carvalho Ferrasa Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Awdry Feisser Miquelin Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

Formação inicial de Professores, Ciências da Natureza, Currículo e Revisão Bibliográfica Sistemática.

Publicado

2020-04-02

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Artigos

Resumo

Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Ciências da Natureza e sua relação com o currículo. Para isto, é apresentada uma revisão bibliográfica sistemática das pesquisas brasileiras entre os anos de 2012 e 2017, disponíveis nas bases de dados da SciELO e IBICT. Teses, dissertações e artigos foram utilizados para responder a seguinte situação-problema: quais pesquisas sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza no Brasil, entre 2012 e 2017, impactam diretamente sobre os currículos? Os resultados indicam que os aspectos metodológicos e de estudo teórico sobre o modelo vigente de currículo na formação inicial são os estudos predominantes. As propostas metodológicas são aquelas que impactam diretamente sobre o currículo, uma vez que requerem a aplicação para posterior análise da viabilidade. As mudanças que ocorrem se efetivam, embora inclinadas a situações pontuais no currículo nos cursos de formação.

Biografia do Autor

Ingrid Aline de Carvalho Ferrasa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia - PPGECT

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGECT- UTFPR)

Como Citar

Ferrasa, I. A. de C., & Miquelin, A. F. (2020). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 158–173. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p158-173

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