ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p319-333

Autors/ores

  • Jacyara de Oliveira Vanini Curso de fisioterapia-Univali
  • Tatiani de Oliveira Slesaczek Discente do curso de graduação de fisioterapia da UNIVALI
  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajaí-Univali
  • Rafael Silva Fontanelle Docente do curso de Fisioterapia da Univali
  • Daniela Pilot Franciozi Fisioterapeuta do Centro Especializado de Reabilitação. Fisico Intelectual CerII

Paraules clau:

Educador, Inclusão Educacional, Educação Continuada.

Publicades

2023-09-15

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Resum

A inclusão de crianças com deficiência no contexto das escolas regulares ainda tem muito a avançar, principalmente no que se diz respeito à formação dos educadores inclusivos. O objetivo deste artigo é analisar um programa de formação continuada para educadores da educação inclusiva. O método se define como qualitativo e exploratório, inspirado no referencial teórico do Círculo de Cultura de Paulo Freire. A pesquisa aconteceu numa cidade da região do Vale do Itajaí, Santa Catarina, e os participantes foram os professores inclusivos e os agentes de apoio de educação especial da rede municipal de ensino. As técnicas de coleta de dados foram questionários, oficinas e diário de campo. A análise dos dados foi através da análise de conteúdo propostas por Bardin. Os resultados surgiram a partir da coleta de 80 questionários e de 5 oficinas. Os temas que emergiram dos questionários para serem desvelados nas oficinas foram: legislação da educação inclusiva, ergonomia para as atividades educativas e autismo. Após o tratamento dos dados das gravações das oficinas e dos diários de campos foram identificados na fala das educadoras as categorias a linha tênue entre educação e saúde em tempos de inclusão, barreiras arquitetônicas como entraves na inclusão de alunos e autismo: tempo de escuta e aprendizagem. Conclui-se que existe uma necessidade de formação continuada com os educadores inclusivos e que os temas destas formações sejam a partir de sua realidade vivida.

Biografia de l'autor/a

Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajaí-Univali

Dra em Educação Científica e Tecnológica-UFSC, Mestre em Saúde-Univali, Fisioterapeuta

Com citar

de Oliveira Vanini, J. ., de Oliveira Slesaczek, T., Chesani, F. H., Silva Fontanelle, R., & Pilot Franciozi, D. (2023). ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 319–333. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p319-333

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