A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p9-20

Autors/ores

  • Vanessa Campos Mariano Ruckstadter UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Paraules clau:

História da Educação. HIstoriografia da Educação. Instituições Escolares.

Publicades

2015-10-17

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Número

Secció

Dossiê

Resum

Desde sua institucionalização como campo disciplinar no interior dos cursos de formação de professores a História da Educação se aproximou dos estudos históricos de modelos pedagógicos, das ideias pedagógicas, e adquiriu um caráter mais pragmático e de formação moral. Nesse processo, afastou-se da educação escolar enquanto objeto de investigação. Entretanto, a partir dos anos 1990 a temática “instituições escolares” se tornou a principal linha investigativa da área. Com o crescente número de trabalhos nas últimas décadas, podemos falar em uma (re)conciliação da área com as instituições escolares? Com o objetivo de apresentar alguns apontamentos sobre esta indagação, este texto se divide em torno de três aspectos. O ponto de partida é o panorama internacional da constituição da História da Educação enquanto campo disciplinar. Em seguida, apresenta o debate acerca das tradições historiográficas que fazem parte do processo de consolidação da área no Brasil. A terceira e última parte apresenta a trajetória e reflexões acerca dos estudos sobre instituições escolares no Brasil. Argumenta-se que os estudos sobre instituições escolares não são domínio exclusivo de uma determinada abordagem historiográfica, e se inserem em um contexto de disputa ideológica no interior da própria História da Educação. 

Biografia de l'autor/a

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

PROFESSORA ADJUNTA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. DOUTORA EM EDUCAÇÃO (UEM). ATUA PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA.

Com citar

Ruckstadter, V. C. M. (2015). A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS. Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 9–20. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p9-20

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