A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p9-20

Authors

  • Vanessa Campos Mariano Ruckstadter UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Keywords:

História da Educação. HIstoriografia da Educação. Instituições Escolares.

Published

2015-10-17

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Issue

Section

Dossiê

Abstract

Desde sua institucionalização como campo disciplinar no interior dos cursos de formação de professores a História da Educação se aproximou dos estudos históricos de modelos pedagógicos, das ideias pedagógicas, e adquiriu um caráter mais pragmático e de formação moral. Nesse processo, afastou-se da educação escolar enquanto objeto de investigação. Entretanto, a partir dos anos 1990 a temática “instituições escolares” se tornou a principal linha investigativa da área. Com o crescente número de trabalhos nas últimas décadas, podemos falar em uma (re)conciliação da área com as instituições escolares? Com o objetivo de apresentar alguns apontamentos sobre esta indagação, este texto se divide em torno de três aspectos. O ponto de partida é o panorama internacional da constituição da História da Educação enquanto campo disciplinar. Em seguida, apresenta o debate acerca das tradições historiográficas que fazem parte do processo de consolidação da área no Brasil. A terceira e última parte apresenta a trajetória e reflexões acerca dos estudos sobre instituições escolares no Brasil. Argumenta-se que os estudos sobre instituições escolares não são domínio exclusivo de uma determinada abordagem historiográfica, e se inserem em um contexto de disputa ideológica no interior da própria História da Educação. 

Author Biography

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

PROFESSORA ADJUNTA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. DOUTORA EM EDUCAÇÃO (UEM). ATUA PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA.

How to Cite

Ruckstadter, V. C. M. (2015). A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS. Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 9–20. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p9-20

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