INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: um mapeamento do atendimento educacional especializado nos estados do Amazonas, Rondônia e Pará

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p33-42

Autores

  • Aline Roberta Tacon Dambros Universidade Estadual de Maringá
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Especial, Inclusão Escolar.

Publicado

2015-06-09

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Artigos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil dos educadores e do atendimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nos estados do Amazonas, Rondônia e Pará. Utilizamos no trabalho de campo a possibilidade social e dialógica de observar a realidade. Desta forma, para a viabilização da pesquisa aplicamos um questionário estruturado respondido por 118 professores da rede municipal e estadual de ensino. O estudo de campo nos permitiu aferir quanto a distribuição da classe docente por sexo, faixa etária, graduação inicial, pós-graduação já concluída, dependência administrativa, local de atuação profissional e escolas que possuem o serviço do Atendimento Educacional Especializado. Se considerarmos a história e os movimentos de luta pela igualdade de educação para todos, afirmamos que um grande passo já foi consolidado, a garantia de que todos os alunos com NEE tenham acesso a um ambiente escolar. Portanto, acreditamos que o novo desafio a ser alcançada pela educação inclusiva é garantir a permanência do aluno com deficiência em estrutura escolar pública.

Biografia do Autor

Aline Roberta Tacon Dambros, Universidade Estadual de Maringá

Docente da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR/FAFIPA. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Educação Especial. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Atua também na modalidade de Educação a Distância e na supervisão do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (MEC), ambos realizados na Universidade Estadual de Maringá- UEM. Pesquisadora do grupo de pesquisa: Desenvolvimento, aprendizagem e educação. Com ênfase no Desenvolvimento e aprendizagem e Necessidades educacionais especiais.

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, atuando no curso de graduação em pedagogia e no mestrado e doutorado em educação (PPE). Diretora do Centro de Ciencias Humanas, Letras e Artes (CCH). É doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e realizou estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Carlos.

Como Citar

Tacon Dambros, A. R., & Ribeiro Mori, N. N. (2015). INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: um mapeamento do atendimento educacional especializado nos estados do Amazonas, Rondônia e Pará. Interfaces Científicas - Educação, 3(3), 33–42. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p33-42

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