A ESCRITA POLIFÔNICA SOBRE A FUNDAÇÃO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p299-318

Autors/ores

  • Kadja Emanuelle Araujo Santos Universidade Tiradentes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Aracaju, SE, Brasil.
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Universidade Tiradentes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Aracaju, SE, Brasil.

Publicades

2023-07-27

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Resum

Este trabalho tem como objetivo analisar a fundação e as práticas educativas do Conservatório de Música de Sergipe em seu primeiro ano de atividade. Está fundamentado nos conceitos de representações e práticas (CHARTIER, 1990), instituições educativas (Magalhães, 2004) e cultura escolar (JULIA, 2001). A pesquisa é qualitativa de caráter histórico-documental e as fontes que deram suporte para a realização desse trabalho foram as produções acadêmicas sobre a fundação do Conservatório de Música de Sergipe e as edições de novembro de 1945 a dezembro de 1946 do Jornal Diário Oficial de Sergipe e do Jornal Correio de Aracaju. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, análise documental de jornais, imagens e da legislação educacional (Decretos, Pareceres, Leis). Os resultados revelam a realização do Curso de Férias (1945) como a primeira prática educativa promovida pela Instituição, o processo de admissão de alunos (1945 e 1946) e as apresentações musicais.

Biografies de l'autor/a

Kadja Emanuelle Araujo Santos, Universidade Tiradentes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Aracaju, SE, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes. Especialista em Pedagogia Musical pela Faculdade Pio Décimo (2013). Especialista em Gestão Pública em Educação (2021). Licenciada em Música pela Universidade Federal de Sergipe (2013) e em Letras Português/Inglês pela Universidade Tiradentes (2009). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (2008). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Conservatório de Música de Sergipe e já lecionou disciplinas teóricas e Informática em Música na referida instituição. Foi professora de violão e coordenadora da Escola de Música Santa Bárbara e professora de violão da Escola de Artes Valdice Teles. Atuou na rede de ensino particular como professora de música no Colégio Salesiano e no Colégio Cantinho do Céu. Como professora de arte, na rede pública estadual, realizou projetos interdisciplinar com ênfase na prática musical da comunidade escolar no Colégio Estadual Governador Albano Franco e no Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo. Estudou clarinete na Banda Filarmônica Tasso Martins Bezerra e violão clássico no Conservatório de Música de Sergipe. Foi Monitora das Disciplinas Novas Tecnologias e a Educação Musical (2011) no Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe (DMU). Supervisora de Estágio Curricular não-obrigatório em Música (SEDUC/SE). Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/UNIT/CNPq. Pesquisa sobre as instituições de ensino especializadas em música de Sergipe e as tecnologias na educação. Atua na assessoria de eventos e projetos de marketing cultural.

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Aracaju, SE, Brasil.

Profa. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

Bolsista de Produtividade de Pesquisa em Educação do CNPq, desde 2012. Professora PPG II Nível 3 da Universidade Tiradentes/UNIT. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação e leciona a disciplina História da Educação em Cursos de Licenciatura. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) . Lidera o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/UNIT/CNPq. Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE(2022-2024). Implantou e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (2009 a 2013). Dirigiu a Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes , no período de 2011 a 2015. Membro Fundador da Cadeira n. 9 da Academia Brasileira Rotária de Letras/ABROL/SE (18/10/2019). Membro Fundador da Cadeira n. 27 da Academia Brasileira Teológica de Letras/ABTL/SE (08/11/2019). Membro Fundador da Cadeira n. 7 da Academia Sergipana de Educação/ASE (05/12/2019). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: intelectuais da educação, instituições educacionais e práticas escolares/ UFS. Foi coordenadora da área de ensino do PAEP/DPB/CAPES. Foi Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho de História da Educação da ANPEd, no período de 2011 a 2015. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação; membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisas (Auto)Biograficas; membro do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura/SE - ITBEC (1996). Integra o Conselho Editorial da Coleção Práticas Educativas, o Conselho Editorial da Revista Iberoamericana de Filosofia, Política e Humanidades - Araucaria, o Conselho Editorial da Revista História do Tempo Presente/UFS, Conselho Editorial da Revista Anais Municipais - Revista Semestral da Câmara Municipal de Aracaju (2005) e o Conselho Editorial da Typographia Editorial - T (2005). Integra o Rotary International/Rotary Club de Aracaju Norte. Aprovada em primeiro lugar no concurso público para admissão de professor substituto na disciplina Didática, realizado pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, em 18 de novembro de 2005.Publicou os livros Fontes para a História da Educação: documentos da Missão Presbiteriana dos Estados Unidos no Brasil (FAPITEC/EDUFAL, 2008); Educar, Curar, Salvar: uma ilha de civilização no Brasil Tropical (UNIT/EDUFAL, 2007); Ensino Superior em Sergipe - 1991-2004 (INEP, 2006); A Escola Americana de Sergipe (UFS, 2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação; Educação e Formação Docente; Saberes e Práticas Educacionais; Educação e Impressos Pedagógicos; Protestantismo; Religião; Cultura Brasileira; Cultura Norte-Americana; Associações Voluntárias. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4050-767X 

Com citar

Santos, K. E. A., & Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, E. F. . (2023). A ESCRITA POLIFÔNICA SOBRE A FUNDAÇÃO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 299–318. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p299-318