VÍDEOS DO YOUTUBE SOBRE AS SIMULAÇÕES DE QUÍMICA DO PHET: UMA ANÁLISE DO PROCESSAMENTO GERATIVO SEGUNDO A TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA

An analysis of generative processing according to the Cognitive Theory of Multimedia Learning

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p497-518

Autors/ores

  • Rafael Marques Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Leandro Eichler UFRGS

Publicades

2024-01-17

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Resum

: As formas híbridas de ensino foram impulsionadas pelas necessidades emergenciais associadas à pandemia de Covid-19. Dessa maneira, a convergência de mídias nos processos de aprendizagem e de ensino tem sido cada vez mais enaltecida. Esta pesquisa buscou analisar os vídeos mais relevantes distribuídos pelo YouTube que discutem as simulações interativas do projeto PhET para o ensino de química. Foram analisados 23 videoaulas, nos idiomas português e inglês, segundo os critérios estabelecidos pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM). Neste artigo, focamos a apresentação dos resultados em relação ao processamento gerativo da TCAM. Entre os principais resultados, constatou-se a exploração parcial de técnicas de personificação - como filmagem em primeira pessoa ou uso de gestos por parte do apresentador - e a ausência de propostas de atividades gerativas. Nesse sentido, na conclusão do estudo, indica-se que em novos vídeos se busque apresentar atividades dirigidas que envolvam a participação ativa do aprendiz.

Biografia de l'autor/a

Rafael Marques Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Química. Trabalha com técnino em química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Com citar

Marques Müller, R., & Leandro Eichler, M. (2024). VÍDEOS DO YOUTUBE SOBRE AS SIMULAÇÕES DE QUÍMICA DO PHET: UMA ANÁLISE DO PROCESSAMENTO GERATIVO SEGUNDO A TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA: An analysis of generative processing according to the Cognitive Theory of Multimedia Learning. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 497–518. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p497-518