DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E PAULO FREIRE: CONVERSAS NO WHATSAPP E MENTIMETER

CONVERSATIONS ON WHATSAPP AND MENTIMETER

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p64-81

Autors/ores

  • Aristóteles de Paula Berino UFRRJ
  • Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo PPGEduc/UFRRJ

Publicades

2022-06-06

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Resum

Este artigo foi escrito com base em uma pesquisa que está investigando a tessitura de conhecimentos de direitos sexuais e reprodutivos no cotidiano escolar em diálogo com o pensamento de Paulo Freire. O estudo supracitado está sendo realizado com estudantes secundaristas matriculados em uma escola pública da rede estadual situada em um município no interior do Rio de Janeiro. Metodologicamente, buscamos aproximar a concepção freireana de educação à pesquisa com os cotidianos, a partir de conversas realizadas no WhatsApp e de uma criação coletiva no Mentimeter. Além dos dispositivos acima, também foram utilizados, o diário de campo que permitiu o registro detalhado das observações e as fichas-roteiro das conversas, instrumento previamente elaborado para fornecer subsídios ao diálogo estabelecido entre os participantes nas redes instituídas.

Biografies de l'autor/a

Aristóteles de Paula Berino, UFRRJ

Doutor em Educação. Docente do curso de Pedagogia da UFRRJ (IM/Nova Iguaçu) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, PPGEduc/UFRRJ

Doutorando do PPGEduc/UFRRJ e Professora da SEE/RJ

Com citar

de Paula Berino, A., & Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, J. (2022). DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E PAULO FREIRE: CONVERSAS NO WHATSAPP E MENTIMETER: CONVERSATIONS ON WHATSAPP AND MENTIMETER. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 64–81. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p64-81