A instrução secundária na província da Parahyba do Norte: o Lyceu provincial entre os anos de 1836-1846
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p59-69Palavras-chave:
Ensino secundário, Normatização, liceusPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas questões iniciais sobre o processo de organização da instrução secundária na província da Parahyba do Norte, entre os anos de 1836 a 1846, tendo como objeto de análise os Estatutos do Lyceu Provincial da Parahyba do Norte publicados em 1846. O corpus documental inclui, além dos citados estatutos, a documentação levantada pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação no Nordeste Oitocentista, da Universidade Federal da Paraíba, no Arquivo Público do Estado da Paraíba. A análise dHistoria dao processo de normatização da instrução secundária no XIX, na supracitada Província, baseou-se nos referenciais teóricos da História Cultural (BURKE, 1992), da História das instituições (MAGALHÂES, 1998/1999) e da cultura escolar (JULIA, 2001). A História das instituições tem tomado fôlego no contexto dos estudos de História da Educação no Brasil, inserindo-se em um processo de renovação na área e constituindo-se como um novo campo temático da historiografia da educação brasileira.