EDUCAÇAO INFANTIL, INFLUÊNCIA RELIGIOSA (RELIGIOSIDADE) NO CONTEXTO ESCOLAR DE UMA ESCOLA LAICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p22-38

Autores

Palavras-chave:

Ensino religioso. Educação laica. Educação infantil.

Publicado

2023-02-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Aborda a pesquisa a atuação do professor na educação infantil, tendo em vista a influência religiosa é o tema da pesquisa em curso. Sabe-se que é disciplina colocada pela BNCC em toda educação básica, mas cabe questionar como a escola laica atua nesse sentido e de que maneira os professores de outras áreas que são chamados a colaborar por escassez deste profissional, o fazem. O método é de revisão de literatura. Resultados apontam para a necessidade de realização de treinamentos específicos para esses profissionais. Conclusão aponta para o fato de eu o contexto escolar atual peca ao colocar professores de outras áreas em uma disciplina que poderia trazer muito mais aos alunos.

Biografia do Autor

Eliane da Silva Pinto, Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

Francisco Caetano Pereira, Universidade Católica de Pernambuco, Centro de Teologia e Ciência Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teologia. Olinda, PE, Brasil.

Pós-Doutor em Direito. Professor da Universidade Católica de Pernambuco. Professor titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda/PE.

Isaura Christina Nunes, Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

Susan Gabriela de Rezende Ruy, Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

Como Citar

Pinto, E. da S., Pereira, F. C., Nunes, I. C., & de Rezende Ruy, S. G. (2023). EDUCAÇAO INFANTIL, INFLUÊNCIA RELIGIOSA (RELIGIOSIDADE) NO CONTEXTO ESCOLAR DE UMA ESCOLA LAICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 22–38. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p22-38

Referências

ALVES, Rubem. O que é Religião? 13. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

ALVES, Wanderson Ferreira. Gestão escolar e o trabalho dos educadores: da estreiteza das políticas à complexidade do trabalho humano. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 110, Mar. 2010 .

ANASTASIOU Lea das Graças Camargo Profissionalização continuada do docente da educação superior: desafios e possibilidades Olhar de professor, Ponta Grossa, 8(1): 09-22, 2005. 9.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2000.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LCT, 2006.

ARRIBAS, Teresa Lleixá. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BERGER, Peter. Modernidade, Pluralismo e Crise de Sentido – A orientação do homem moderno. Tradução de Edgar Orth. RJ: Vozes, 2012.

BRANCO, Valdec Romero Castelo. Docência no ensino superior: problematização, identidade e saberes do professor. 2010.

BRITES, Isabel. A centralidade de Vigiar e Punir. História da violência nas prisões, na obra de Michel Foucault. Rev. Lusófona de Educação, Lisboa, n. 10, 2007.

BURGOS, Marcelo Baumann. Escola pública e segmentos populares em um contexto de construção institucional da democracia. Dados, Rio de Janeiro , v. 55, n. 4, Dec. 2012.

CUNHA, Luiz Antonio Cunha. Educação e Religiões: A descolonização religiosa da Escola Pública. Belo Horizonte, Mazza Edições, 2013.

DURKHEIM, Emile. As formas elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FERNANDES, Josicélia Dumêt et al . Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 39, n. 4, Dec. 2005.

FERREIRA, Amauri Carlos. Ensino Religioso nas fronteiras da Ética. Petrópolis: Vozes, 2002

FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes; RAITZ, Tânia Regina. As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 2, Apr. 2010

FOUCAULT, Michel. 1979. Discipline and Punish: The Birth of the Prison. NY: Vintage Books.

FRAAS, HANS-JÜRGEN. A RELIGIOSIDADE HUMANA: compêndio de Psicologia da Religião.Tradução dooriginal: Die Religiosität des Menschen: Ein Grundriss der Religionspysichologie. Trad. Ilson Kayser e Werner Fuchs. Revisão: Luis M. Sander. 2ª Ed. São Leopoldo, Sinodal/Est, 2007.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. (Coleção Educação e Comunicação, 15).

GEERTZ, C. Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978.

GONZALEZ, Jose Antônio Torres. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GRESCHAT, Hans-Jurgen. O que é ciência da religião. São Paulo: Paulinas, 2005.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Ed DP&A. Rio de Janeiro. 2003.

JUNQUEIRA, S. R. A. História, Legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba, PR: Ibpex, 2008.

MOREIRA, Marco Antonio, Teorias de Aprendizagem, Editora EPU, ISBN 9788512321806, Capítulo 10 - A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 4. ed. Trad. Eloá Jacobina. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

NIEVES LAHABA, Yadira; LEON SANTOS, Magda. La gestión del conocimiento: una nueva perspectiva en la gerencia de las organizaciones. ACIMED, Ciudad de La Habana, v. 9, n. 2, agosto 2001.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1987.

PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. São Paulo: Plexus, 1994.

PARO, Vitor Henrique. Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes.Cad. Pesqui., São Paulo , v. 42, n. 146, Aug. 2012.

PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.

PELIZZARI Adriana TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBELRev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.

PIAGET, Jean. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PRANDI, Carlo; FILORAMO, Giovani. As ciências da religião. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

PRIORE, Mary del. Religião e religiosidade no Brasil colônia. São Paulo: Ática, 1994.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SANTO, Alexandre do Espírito. Delineamentos de metodologia científica. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

SANTOS, Thais Araujo. A influência da Educação Religiosa no desenvolvimento da moral. Brasília, 2013.

SCHEIBE, Leda; AGUIAR, Márcia Ângela. Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 68, Dec. 19 99.

TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs - principais funções gerenciais. 7ª ed. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2003.

TREVISAN Fred Carlos, MORETTO, Geovani. Ética, Cidadania e Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Curitiba: Fael, 2010.

USARSKI, Frank. Ciência da Religião: uma disciplina referêncial. In: SENA, L. (Org). Ensino religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 47-62.

W3C Semantic Web Frequently Asked Questions. http://www.w3.org/2001/sw/SW-FAQ.

WAGNER, John A e HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional - criando vantagem competitiva. 3ª Edição, São Paulo, Saraiva, 2002.

WCC. IFIP World Computer Congress 2006. Santiago, Chile.

WOERMANN, Minka. Interpreting Foucault: an evaluation of a Foucauldian critique of education. S. Afr. j. educ., Pretoria, v. 32, n. 1, 2012.

ZAGO, Gabriela. Usos Sociais do Twitter: Proposta de Tipologia a partir do Capital Social 2008.