APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne

  • Ana Isabel Veloso Universidade de Aveiro http://orcid.org/0000-0002-5070-0756
  • Liliana Vale Costa Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais; Investigadora da Universidade de Aveiro, DigiMedia.
  • Sónia Machado Estudante de Mestrado em Comunicação Multimédia e Bolseira de Investigação - Projeto de I&D IPET - Sistema PET inteligente para imagiologia pré-clínica, Ref. CENTRO- -01-0247-FEDER- 39880, Universidade de Aveiro, DigiMedia.
  • Francisco Regalado Estudante de Mestrado em Comunicação Multimédia e Bolseiro de Investigação - Projeto SEDUCE 2.0 – Utilização da Comunicação e da Informação na comunidade on-line miOne pelo cidadão sénior Ref. FCT POCI-01-0145-FEDER- 031696, Universidade de Aveiro, DigiMedia.
  • João Henrique Silva Estudante de Mestrado em Comunicação Multimédia e Bolseiro de Investigação - Projeto SEDUCE 2.0 – Utilização da Comunicação e da Informação na comunidade online miOne pelo cidadão sénior Ref. FCT POCI-01-0145-FEDER- 031696, Universidade de Aveiro, DigiMedia.
Palavras-chave: Aprendizagem, Universidades de Terceira Idade, COVID-19, Confinamento Social, Comunidade Online, miOne, idosos

Resumo

Resumo: Em pleno período de confinamento social dada a pandemia da COVID-19, as desigualdades intergeracionais tendem a ser amplificadas não só no sistema educativo, mas também no acesso à informação e diferentes serviços que se encontram, cada vez mais, informatizados. Apesar de se ter verificado um interesse crescente nos últimos anos relativamente à concepção e desenvolvimento de plataformas digitais dirigidas para o cidadão sénior, a utilização destas plataformas, e em específico de comunidades online pelas Universidades de Terceira Idade como suporte ao processo de aprendizagem tem sido um assunto pouco explorado. O presente artigo tem por objetivo analisar as iniciativas dinamizadas com alunos e professores de duas Academias Seniores Portuguesas em tempos de confinamento social, com recurso à comunidade online miOne (mione.altice.pt). A abordagem metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e a recolha de dados abrangeu técnicas de observação direta e gravação audiovisual de quatro sessões online e entrevistas de grupo semiestruturadas. Os resultados sugerem um conjunto de boas práticas na promoção da aprendizagem em contexto de comunidade online, incluindo desafios que estimulem a autoexpressão e interações sociais e a necessidade de incutir uma rotina no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Isabel Veloso, Universidade de Aveiro
DigiMedia – Digital Media and Interaction is an interdisciplinary research centre of the University of Aveiro focusing on innovation in the design of new interaction approaches for human-centered digital media applications.

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Publicado
2020-09-06
Como Citar
Veloso, A. I., Costa, L. V., Machado, S., Regalado, F., & Silva, J. H. (2020). APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 227-239. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239