APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239

Autores

  • Ana Isabel Veloso Universidade de Aveiro http://orcid.org/0000-0002-5070-0756
  • Liliana Vale Costa Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais; Investigadora da Universidade de Aveiro, DigiMedia.
  • Sónia Machado Estudante de Mestrado em Comunicação Multimédia e Bolseira de Investigação - Projeto de I&D IPET - Sistema PET inteligente para imagiologia pré-clínica, Ref. CENTRO- -01-0247-FEDER- 39880, Universidade de Aveiro, DigiMedia.
  • Francisco Regalado Estudante de Mestrado em Comunicação Multimédia e Bolseiro de Investigação - Projeto SEDUCE 2.0 – Utilização da Comunicação e da Informação na comunidade on-line miOne pelo cidadão sénior Ref. FCT POCI-01-0145-FEDER- 031696, Universidade de Aveiro, DigiMedia.
  • João Henrique Silva Estudante de Mestrado em Comunicação Multimédia e Bolseiro de Investigação - Projeto SEDUCE 2.0 – Utilização da Comunicação e da Informação na comunidade online miOne pelo cidadão sénior Ref. FCT POCI-01-0145-FEDER- 031696, Universidade de Aveiro, DigiMedia.

Palavras-chave:

Aprendizagem, Universidades de Terceira Idade, COVID-19, Confinamento Social, Comunidade Online, miOne, idosos

Publicado

2020-09-06

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

Resumo: Em pleno período de confinamento social dada a pandemia da COVID-19, as desigualdades intergeracionais tendem a ser amplificadas não só no sistema educativo, mas também no acesso à informação e diferentes serviços que se encontram, cada vez mais, informatizados. Apesar de se ter verificado um interesse crescente nos últimos anos relativamente à concepção e desenvolvimento de plataformas digitais dirigidas para o cidadão sénior, a utilização destas plataformas, e em específico de comunidades online pelas Universidades de Terceira Idade como suporte ao processo de aprendizagem tem sido um assunto pouco explorado. O presente artigo tem por objetivo analisar as iniciativas dinamizadas com alunos e professores de duas Academias Seniores Portuguesas em tempos de confinamento social, com recurso à comunidade online miOne (mione.altice.pt). A abordagem metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e a recolha de dados abrangeu técnicas de observação direta e gravação audiovisual de quatro sessões online e entrevistas de grupo semiestruturadas. Os resultados sugerem um conjunto de boas práticas na promoção da aprendizagem em contexto de comunidade online, incluindo desafios que estimulem a autoexpressão e interações sociais e a necessidade de incutir uma rotina no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Isabel Veloso, Universidade de Aveiro

DigiMedia – Digital Media and Interaction is an interdisciplinary research centre of the University of Aveiro focusing on innovation in the design of new interaction approaches for human-centered digital media applications.

Como Citar

Veloso, A. I., Costa, L. V., Machado, S., Regalado, F., & Silva, J. H. (2020). APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 227–239. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239

Referências

Referências

ARMITAGE, R.; NELLUMS, L. B. COVID-19 and the consequences of isolating the elderly. The Lancet Public Health, v. 5, n. 5, p. e256, 2020. doi:10.1016/s2468- 2667(20)30061-x

BJURSELL, C. Inclusion in education later in life: Why older adults engage in education activities. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, v. 10, n. 3, p. 215–230, 2019. https://doi.org/10.3384/rela.2000-7426.rela20192

CACIOPPO, J. T.; CACIOPPO, S. Social Relationships and Health: The Toxic Effects of Perceived Social Isolation. Social and personality psychology compass, v. 8, n. 2, p. 58–72, 1 fev. 2014. doi:10.1111/spc3.12087

FINDSEN, B.; FORMOSA, M. Rationales for older adult learning. Lifelong Learning in Later Life, p. 89–101, 2011.

FISK, A. D. et al. Designing for older adults: Principles and creative human factors approaches. [s.l.] CRC press, 2009.

FORMOSA, M. Active Ageing Through Lifelong Learning: The University of the Third Age. In: [s.l: s.n.]. . Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-21515-6

FRIEDLER, B.; CRAPSER, J.; MCCULLOUGH, L. One is the Deadliest Number: The Detrimental Effects of Social Isolation on Cerebrovascular Diseases and Cognition. Acta neuropathologica, v. 129, n. 4, p. 493–509, 2015.

KALMIJN, M. Shared friendship networks and the life course: an analysis of survey data on married and cohabiting couples. Social Networks, v. 25, n. 3, p. 231–249, 2003. https://doi.org/10.1016/S0378-8733(03)00010-8

LEE, F. S. L.; VOGEL, D.; LIMAYEM, M. Virtual Community Informatics: A Review and Research Agenda. The Journal of Information Technology Theory and Application (JITTA), v. 5, n. 1, p. 47–61, 2003.

PAPPAS, M. A. et al. Cognitive-based E-learning design for older adults. Social Sciences, v. 8, n. 1, jan. 2019. https://doi.org/10.3390/socsci8010006

PFEIL, U.; ZAPHIRIS, P.; WILSON, S. Older adults’ perceptions and experiences of online social support. Interacting with computers, v. 21, n. 3, p. 159–172, 2009.

RIBEIRO, J. C. S. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001. p. 1–16, 2001.

SCHECTER, S. R.; LYNCH, J. Health Learning and Adult Education: In Search of a Theory of Practice. Adult Education Quarterly, v. 61, n. 3, p. 207–224, 24 ago. 2010. https://doi.org/10.1177/0741713610380438

SHAW, B. A. et al. Tracking changes in social relations throughout late life. Journals of Gerontology - Series B Psychological Sciences and Social Sciences, v. 62, n. 2, p. 90–99, 2007. doi:10.1093/geronb/62.2.s90

VELOSO, A. I. et al. O Ensino das Tecnologias da Informação e Comuicação aos Cidadãos Seniores em Portugal. In: Gestão da Educação à Distância.p. 177–196. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.4848.1048

XIE, B. Older adults, computers, and the Internet: Future directions. Gerontechnology, v. 2, n. 4, p. 289–305, 2003.