A DIMENSÃO COMPLEXA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O TRABALHO DOCENTE: O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p119-142

Autores

  • Paulo Alves da Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Eda Maria de Oliveira Henriques Professora na Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Complexidade. Imaginário Social.

Publicado

2020-05-08

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O tema deste trabalho refere-se à dimensão complexa da implementação de projetos de políticas públicas para a educação, com destaque para o “Ensino Fundamental de Nove Anos”. A base epistemológica sustentada pelo paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, associada com o Imaginário Social de Cornelius Castoriadis, deram o devido suporte teórico ao percurso metodológico. Essa escolha teórica implicou na definição de instrumentos e estratégias diferenciados, que permitiram uma leitura possível da realidade complexa a partir da análise da implementação desta política educacional no município de Jaciara, no estado de Mato Grosso. Pretendeu-se focar na relação entre o que é proposto e esperado e alguns desafios e resultados de sua execução.

Biografia do Autor

Paulo Alves da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Licenciado em Pedagogia e Letras; Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Eda Maria de Oliveira Henriques, Professora na Universidade Federal Fluminense.

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense

Como Citar

da Silva, P. A., & Henriques, E. M. de O. (2020). A DIMENSÃO COMPLEXA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O TRABALHO DOCENTE: O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. Interfaces Científicas - Educação, 9(1), 119–142. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p119-142

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