A DIMENSÃO COMPLEXA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O TRABALHO DOCENTE: O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p119-142Palavras-chave:
Políticas Públicas. Complexidade. Imaginário Social.Publicado
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O tema deste trabalho refere-se à dimensão complexa da implementação de projetos de políticas públicas para a educação, com destaque para o “Ensino Fundamental de Nove Anos”. A base epistemológica sustentada pelo paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, associada com o Imaginário Social de Cornelius Castoriadis, deram o devido suporte teórico ao percurso metodológico. Essa escolha teórica implicou na definição de instrumentos e estratégias diferenciados, que permitiram uma leitura possível da realidade complexa a partir da análise da implementação desta política educacional no município de Jaciara, no estado de Mato Grosso. Pretendeu-se focar na relação entre o que é proposto e esperado e alguns desafios e resultados de sua execução.Como Citar
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