POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42

Autores

  • Angela Maria Silveira Portelinha Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Egeslaine de Nez Professora da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Campus Universitário do Araguaia (CUA).
  • Luciane Spanhol Bordignon Professora da Universidade de Passo Fundo – UPF

Palavras-chave:

Formação de Professores. Pibid. Residência Pedagógica.

Publicado

2020-05-08

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Nos últimos anos, encaminhamentos foram construídos pelas universidades e pelo Ministério da Educação (MEC) para a melhoria da qualidade da Educação. Especificamente para a formação de professores, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tal programa, criado em 2007, foi sendo ampliado e estendido à todas as licenciaturas com crescente número de bolsas a partir de 2014. No final de 2017, o MEC lançou a nova Política Nacional de Formação de Professores articulada à reforma do Ensino Médio com vistas a consolidar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal medida redimensionou a racionalidade que estava sendo construída para a Formação de professores. Assim, este ensaio objetiva compreender o processo de transição do PIBID para uma nova forma e a instituição do Programa da Residência Pedagógica instituído pelo atual governo. O procedimento metodológico baseia-se na reflexão teórico-contextual sobre as tensões históricas da formação de professores; na abordagem analítica resultado da crítica a esse processo. Deste modo, a metodologia teve como fundamento uma pesquisa básica, com revisão bibliográfica e documental. As considerações finais reforçam a importância de uma política nacional de formação de professores articulada aos sistemas de ensino e as instituições formadoras; não apenas utilizada para referendar uma determinada política de governo pautada em um projeto específico. Assim, a justificativa e a pertinência deste estudo se refletem extremamente pertinentes ao contexto atual.

Biografia do Autor

Angela Maria Silveira Portelinha, Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS); Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Egeslaine de Nez, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Campus Universitário do Araguaia (CUA).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Pós-doutoranda – PUCRS; Bolsista PNPD; Professora da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Campus Universitário do Araguaia (CUA).

Luciane Spanhol Bordignon, Professora da Universidade de Passo Fundo – UPF

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Professora da Universidade de Passo Fundo – UPF.

Como Citar

Portelinha, A. M. S., de Nez, E., & Bordignon, L. S. (2020). POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Interfaces Científicas - Educação, 9(1), 29–42. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42

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