A ESCOLA COMO ESPAÇO-TEMPO DE CONHECIMENTO E DE VIVÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p108-122Palavras-chave:
Palavras-Chave, educação, direitos humanos, escola, processo formativo.Publicado
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Resumo: A educação escolar tem sido desafiada a promover formação integral do ser humano, o que requer uma educação para o reconhecimento dos direitos humanos de todos os indivíduos. Para tanto, dois desafios se apresentam à escola: primeiro, desenvolver um repertório de saberes e fazeres que leve a perceber e a compreender a realidade de violação de direitos humanos no contexto que ela atua e no seu próprio interior; segundo, estabelecer um processo pedagógico capaz de mobilizar alunos, professores, administradores, pais e toda a comunidade escolar, a agir na defesa e na promoção dos direitos humanos de todos os indivíduos. O presente texto apresenta, inicialmente, algumas diretrizes sobre a educação em direitos humanos e, na sequência, partindo de alguns registros de discussões pedagógicas com professores envolvidos na elaboração do projeto político pedagógico escolar, analisa algumas concepções teóricas e práticas de professores sobre direitos humanos, destacando as dificuldades de compreensão e a resistência que manifestam acerca do tema. A conclusão aponta para a necessidade do desenvolvimento de um processo formativo que promova, oriente e desenvolva a educação em direitos humanos nas escolas como uma prática cotidiana e com o envolvimento de todos os indivíduos da comunidade escolar.Como Citar
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