EDUCAÇÃO, CIDADANIA E AUTORIZAÇAO EM CONTEXTO DE REGULAÇÃO SOCIAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p428-440

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Palavras-chave:

Educação. Cidadania. Diário de Pesquisa. Autorização.

Publicado

2023-12-02

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Artigos

Resumo

Este artigo decorre de pesquisa bibliográfica e diálogos gerados no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC-UERN). Tem como objetivo refletir em torno às noções de autorização e autor-cidadão a partir de uma epistemologia fundada na multirreferencialidade. Destaca-se a potencialidade dessas noções para pensar a situação do sujeito moderno diante do cenário institucional regulatório já diagnosticado pela crítica social. Todavia, o trabalho sugere que o sujeito não se limita a um ser nulo e que o exercício da escrita política de si constitui potência pedagógica autopoiética para a auto-afirmação do autor-cidadão. Palavras chaves: Educação. Cidadania. Diário de pesquisa. Autorização

Biografia do Autor

HELIO FERNANDES VIANA, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professor substituto na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação (FE-POSEDUC-UERN). Licenciado em Filosofia.

MAYRA FERNANDES RIBEIRO, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação. Email:mayra.rfr@gmail.com

Como Citar

VIANA, H. F., & RIBEIRO, M. F. (2023). EDUCAÇÃO, CIDADANIA E AUTORIZAÇAO EM CONTEXTO DE REGULAÇÃO SOCIAL. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 428–440. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p428-440

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