EDUCAÇÃO INTEGRAL NO RIO GRANDE DO NORTE: POLÍTICA, IMPLANTAÇÃO E EXPANSÃO DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL (2017-2019)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p58-70

Autores

Palavras-chave:

Educação integral, Expansão, Escolas em Tempo Integral.

Publicado

2020-08-19

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Resumo

A educação integral que perpassa a pauta da política educacional na atualidade é um tema discutido desde meados da década de 20, passando desde então por transformações, amadurecimento das ideias, tornando-se por fim uma política de estado ao ser prevista em documentos oficiais. O presente trabalho tem como objetivo analisar a política de educação integral no estado do Rio Grande do Norte, especialmente no que tange a implantação e expansão das escolas em tempo integral no citado estado. Para o alcance de tal objetivo o trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de natureza qualitativa com uma abordagem descritiva. Nesses termos o estado do Rio Grande do Norte encontra-se em um momento de expansão de sua política de educação integral através da implantação no ano de 2017 e criação de novas escolas nos anos posteriores. Dessa forma o presente artigo apresenta de forma detalhada o processo da implantação e expansão da política de educação integral por meio das escolas em tempo integral no rio Grande do Norte.

Biografia do Autor

Cícero Otávio de Lima Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2015). Advogado (OAB/RN). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2017). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - PPGE/UERN (2020). Atualmente encontra-se à serviço da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte - Núcleo Regional de Pau dos Ferros-RN.

Maria Do Socorro da Silva Batista, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2011). Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente atua como Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte.

Como Citar

Paiva, C. O. de L., & Batista, M. D. S. da S. (2020). EDUCAÇÃO INTEGRAL NO RIO GRANDE DO NORTE: POLÍTICA, IMPLANTAÇÃO E EXPANSÃO DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL (2017-2019). Interfaces Científicas - Educação, 9(3), 58–70. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p58-70

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