EDUCAÇÃO INTEGRAL NO RIO GRANDE DO NORTE: POLÍTICA, IMPLANTAÇÃO E EXPANSÃO DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL (2017-2019)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p58-70

Authors

Keywords:

Educação integral, Expansão, Escolas em Tempo Integral.

Published

2020-08-19

Downloads

Download data is not yet available.

Abstract

A educação integral que perpassa a pauta da política educacional na atualidade é um tema discutido desde meados da década de 20, passando desde então por transformações, amadurecimento das ideias, tornando-se por fim uma política de estado ao ser prevista em documentos oficiais. O presente trabalho tem como objetivo analisar a política de educação integral no estado do Rio Grande do Norte, especialmente no que tange a implantação e expansão das escolas em tempo integral no citado estado. Para o alcance de tal objetivo o trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de natureza qualitativa com uma abordagem descritiva. Nesses termos o estado do Rio Grande do Norte encontra-se em um momento de expansão de sua política de educação integral através da implantação no ano de 2017 e criação de novas escolas nos anos posteriores. Dessa forma o presente artigo apresenta de forma detalhada o processo da implantação e expansão da política de educação integral por meio das escolas em tempo integral no rio Grande do Norte.

Author Biographies

Cícero Otávio de Lima Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2015). Advogado (OAB/RN). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2017). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - PPGE/UERN (2020). Atualmente encontra-se à serviço da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte - Núcleo Regional de Pau dos Ferros-RN.

Maria Do Socorro da Silva Batista, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2011). Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente atua como Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte.

How to Cite

Paiva, C. O. de L., & Batista, M. D. S. da S. (2020). EDUCAÇÃO INTEGRAL NO RIO GRANDE DO NORTE: POLÍTICA, IMPLANTAÇÃO E EXPANSÃO DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL (2017-2019). Interfaces Científicas - Educação, 9(3), 58–70. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p58-70

References

ANTUNES, Angela; PADILHA, Paulo Roberto. Educação integral, educação cidadã: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

AUGUSTO, A. Metodologias quantitativas/metodologias qualitativas: mais do que uma questão de preferência, Forum Sociológico [Online], 24, p. 1 -8, 2014.

CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1982.

CAVALIERE, A. M. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, maio-ago. 2010, v. 20, n. 46, p. 249-259.

CAVALIERI, A. M. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007

COELHO, L. M. C. C. Integração escola-território: “saúde” ou doença das instituições escolares? In: MAURÍCIO, L. V. Tempos e espaços escolares: experiências políticas e debates no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro, Ponteio, 2014, p. 181-197.

COELHO, L. M. C. C. História(s) da educação integral. Brasília: Em Aberto, v.22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009.

COSTA, Mackson Luiz Fernandes da. O (não) lugar da educação física na escola de tempo integral. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação. Natal, RN, 123f. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERMANI, Bernardete;. MIGUEL, M. E. B.;. As experiências de ampliação do tempo escolar: o caso de Curitiba. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, 2006, Campinas. Anais do VII Seminário. Campinas: Editora da Faculdade de Educação- UNICAMP, p. 1-21, 2006.

MIGUEL, M. E. B. A formação do professor e a organização social do trabalho. Curitiba: Ed. da UFPR, 1997.

MOLL, Jaqueline. Mais Educação e PIBID: intersecções entre agendas estruturais para a Educação Brasileira. In: SIMÕES, Regina; BARBOSA, Juliana Bertucci; MOREIRA, Wagner Wey. Escola em tempo integral: linguagens e expressão. Uberaba: UFTM, 2014, p. 17-37.

MORROW, Raimond A.; TORRES, Carlos Alberto. Estado, globalização e políticas educacionais. In BURBULES, C. Nicholas, TORRES Carlos Alberto e Colaboradores. Globalização e educação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

PARO, Vitor Henrique. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, Lígia Marta Coimbra da Costa (Org.). Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis-RJ: DP et Alii, 2009, p. 13-20.

PARO, Vitor Henrique. Escola de tempo integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988.

RIO GRANDE DO NORTE. Lei n° 10.049/ 2016. Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (2015-2015), SEECRN, 2016. Disponível em: <http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000103587.PDF>. Acesso em 13 Mar. 2019.

SOUZA, Maria Cleuza Bravo de; KOEPSEL, Eliana C. Navarro. A Educação Integral e Escola de Tempo Integral - Programa Mais Educação: Limites e Possibilidades. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, vol. 1, SECPR, 2016, p. 2-22.