ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO MUNDO DIGITAL VIRTUAL EM 3D OPEN SIM

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p25-50

Autores

Publicado

2020-07-15

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que investigou como se caracterizam os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática no Mundo Digital Virtual em 3D (MDV3D) Open Sim com base em estratégias didáticas que se configuram para a sistematização do conhecimento geométrico entre professor e alunos, a partir das interfaces disponibilizadas no ambiente, tais como: sons, imagens, textos e vídeos. Analisa as contribuições e as potencialidades do Open Sim nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, no Curso Imersão nos MDV3D – a Matemática em ação e movimento, envolvendo 20 alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, presencial e a distância da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os alunos apresentaram dificuldade de acesso ao ambiente pelo fato de nunca terem utilizado o Open Sim e as estratégias didáticas apresentadas de resolução de problemas na prática educativa, as possibilidades pedagógicas das tecnologias digitais nas aulas de Matemática, os jogos matemáticos e de raciocínio lógico propiciaram interação e estímulo na construção do conhecimento geométrico. O desejo por uma melhor prática na utilização do Open Sim pôde ser constatado, já que os alunos estavam à disposição para um acompanhamento sistemático e uma formação adequada, baseada no apoio, no diálogo e na colaboração. Os resultados apontam que o Open Sim permite a configuração de novas maneiras de aprender e ensinar Matemática pela interação e exploração do ambiente – na experimentação e na colaboração – no qual os sujeitos estão imersos, por meio de um avatar, proporcionando espaços para reflexões sobre o processo formativo de uma cultura emergente num espaço 3D.

Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Como Citar

Alves de Oliveira, C., & Leopoldo Mercado, L. P. (2020). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO MUNDO DIGITAL VIRTUAL EM 3D OPEN SIM. Interfaces Científicas - Educação, 9(2), 25–50. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p25-50