DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p9-24

Autores

  • Ana Patrícia Henzel Richter UNINTER
  • Luana Priscila Wunsch UNINTER
  • João Batista Bottentuit Junior UFMA

Publicado

2020-07-15

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A Matemática, assim como as demais disciplinas que compõem a grade curricular da Educação Básica brasileira, é tema frequente nos debates e discussões dos encontros de educadores em diversas partes do nosso país. Quando realizamos um olhar para o estado do Rio Grande do Sul, observa-se que muito ainda precisa ser feito, para que os índices que refletem a qualidade do que é ensinado e aprendido, nas linguagens e na Matemática, aponte um real desenvolvimento educacional. Diante disso, este trabalho apresenta como tema, as operações com números relativos, e o objetivo geral foi analisar as possíveis deficiências com esses tipos de cálculos, envolvendo as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), cuja conceituação é oriunda do Ensino Fundamental, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e correlacionou-se com o grau de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos posteriores da Matemática. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório, com abordagem quanti-qualitativa in loco. O universo (população) da pesquisa é referente as turmas do primeiro ano do Ensino Médio diurno, de uma escola pública estadual de Palmeira das Missões (RS). Como resultado, provocou-se a reflexão dos professores atuantes da área de Matemática na referida escola, com o intuito de buscar novas práticas didáticas, pedagógicas e metodológicas, bem como suas tecnologias, para diminuir, ou mesmo suprimir, os índices de reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. O mesmo também culminou na possibilidade de se desenvolver um plano de operações, cuja intenção é sanar as dificuldades dos educandos, logo no início do ano letivo.

Como Citar

Richter, A. P. H., Wunsch, L. P., & Bottentuit Junior, J. B. (2020). DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Interfaces Científicas - Educação, 9(2), 9–24. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p9-24

Referências

BOYER, Carl B.; MERZBACH, Uta C. História da Matemática. São Paulo: Blucher, 2012.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da Teoria à Prática. São Paulo: Papirus, 2012.

GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: InterSaberes, 2014.

LUZ, Adriana A. B. dos Santos. Produção de materiais e sistemas de ensino. Curitiba: InterSaberes, 2016.

MARTINELLI, Líliam M. Born; MARTINELLI, Paulo. Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Curitiba: InterSaberes, 2016.

MUNHOZ, Maurício de Oliveira. Propostas metodológicas para o ensino de matemática. Curitiba: InterSaberes, 2013.

PAIVA, Manoel. Matemática Paiva. São Paulo: Moderna, 2009.

PAROLIN e SALVADOR apud ZATTI et al. Aprendizagem Matemática: Desvendando Dificuldades de Cálculo dos Alunos. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/128_142.pdf. Acesso em 10/11/2016.