DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p9-24Publicado
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A Matemática, assim como as demais disciplinas que compõem a grade curricular da Educação Básica brasileira, é tema frequente nos debates e discussões dos encontros de educadores em diversas partes do nosso país. Quando realizamos um olhar para o estado do Rio Grande do Sul, observa-se que muito ainda precisa ser feito, para que os índices que refletem a qualidade do que é ensinado e aprendido, nas linguagens e na Matemática, aponte um real desenvolvimento educacional. Diante disso, este trabalho apresenta como tema, as operações com números relativos, e o objetivo geral foi analisar as possíveis deficiências com esses tipos de cálculos, envolvendo as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), cuja conceituação é oriunda do Ensino Fundamental, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e correlacionou-se com o grau de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos posteriores da Matemática. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório, com abordagem quanti-qualitativa in loco. O universo (população) da pesquisa é referente as turmas do primeiro ano do Ensino Médio diurno, de uma escola pública estadual de Palmeira das Missões (RS). Como resultado, provocou-se a reflexão dos professores atuantes da área de Matemática na referida escola, com o intuito de buscar novas práticas didáticas, pedagógicas e metodológicas, bem como suas tecnologias, para diminuir, ou mesmo suprimir, os índices de reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. O mesmo também culminou na possibilidade de se desenvolver um plano de operações, cuja intenção é sanar as dificuldades dos educandos, logo no início do ano letivo.Como Citar
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