PROJETO PENSAR, CONECTAR E FAZER: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DA PROPORCIONALIDADE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p95-109

Autores

  • Juscileide Braga de Castro Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Projeto, Proporcionalidade, Múltiplas Representações, Tecnologias digitais

Publicado

2020-07-15

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Artigos

Resumo

Considerando que as representações e comunicações possibilitadas pelas tecnologias digitais, trazem para a Educação Matemática uma variedade de formas de expressão e de perspectivas de trabalho em sala de aula; este artigo tem como objetivo analisar evidências do potencial das tecnologias utilizadas durante o projeto Pensar, Conectar e Fazer; para a aprendizagem de conceitos relacionados à proporcionalidade. O projeto realizado com 12 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental buscou promover a construção e a reflexão de conceitos Matemáticos a partir do uso de Recursos Educacionais Digitais (vídeos, softwares, simulações, aplicativos) e da produção colaborativa de materiais (vídeos, infográficos, textos argumentativos, dentre outros etc). Os resultados trazem evidências de que as tecnologias contribuíram para o desenvolvimento da compreensão da proporcionalidade, por meio da visualização e da representação; da construção e produção de conhecimento; e da significação.

Como Citar

Castro, J. B. de, & Castro Filho, J. A. de. (2020). PROJETO PENSAR, CONECTAR E FAZER: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DA PROPORCIONALIDADE. Interfaces Científicas - Educação, 9(2), 95–109. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p95-109

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