Gramática, interação e ensino de língua materna: procedimentos discursivos na fala e na escrita de Itabaiana/SE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n3p71-84

Autores

  • Raquel Meister Ko Freitag Universidade Federal de Sergipe
  • Andréia Silva Araujo Graduada em Letras e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (bolsista FAPITEC)
  • Eccia Alécia Barreto Graduada em Letras e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (bolsista CNPq).
  • Jackeline de Carvalho Peixoto Graduada em Letras e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (bolsista CAPES)
  • Heloisa Cristina Renovato Graduanda em Letras Português, Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho
  • Thiers de Andrade Soares Graduado em Letras Português, Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho.

Palavras-chave:

Procedimentps discursivos, Variação, Ensino de Língua Materna

Publicado

2013-04-30

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Artigos

Resumo

Neste trabalho, objetivamos identificar e descrever procedimentos discursivos da fala e da escrita, relacionados às estratégias de interação, sequenciação de informações e de evidencialidade/modalização. A análise toma como corpus duas amostras: uma de fala e outra de escrita. Os resultados apontam para a sistematicidade entre usos linguísticos e contextos sociais, contribuindo para elaboração de materiais didáticos que contemplem a diversidade e a variedade linguística.

Biografia do Autor

Raquel Meister Ko Freitag, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Linguística. Professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Como Citar

Meister Ko Freitag, R., Araujo, A. S., Barreto, E. A., Peixoto, J. de C., Renovato, H. C., & Soares, T. de A. (2013). Gramática, interação e ensino de língua materna: procedimentos discursivos na fala e na escrita de Itabaiana/SE. Interfaces Científicas - Educação, 1(3), 71–84. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n3p71-84

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