TIPOS DE QUESTÕES PARA TESTES DE PROFICIÊNCIA DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUA INGLESA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p55-66

Autores

  • Diego Martins Pinto Guedes Universidade de São Paulo (USP), Bauru, SP, Brasil. Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.
  • Fabiola Coneglian Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Avaliação, Testes de proficiência, Tipos de questões,

Publicado

2019-04-17

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

O objetivo deste estudo se deu no aprofundamento dos conceitos teóricos e práticos sobre avaliações de proficiência, com vistas a identificar o que os testes de proficiência consideram como relevante na avaliação das habilidades comunicativas, no contexto de língua inglesa. O delineamento metodológico foi de cunho bibliográfico constituído em estudo do tipo estado da arte (PICHETH, 2007; ROMANOWSKI, 2006), também referido como revisão narrativa (ELIAS et al, 2012). Ao longo do trabalho, os variados conceitos de avaliação e características das habilidades comunicativas foram ponderados. Dentre os testes de proficiências – TOEFL (2015), TOEIC (2015), IELTS (2015), FCE (2015), CAE (2015) e CPE (2015) – foram investigados e identificados neles quais os tipos de questões mais recorrentes, destacando-se 15 tipos, os quais foram explanados no estudo.

Biografia do Autor

Diego Martins Pinto Guedes, Universidade de São Paulo (USP), Bauru, SP, Brasil. Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.

Mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação pela USP/Bauru. Especialista em Ensino de Língua Estrangeiras com foco em Inglês pela USC. Bacharel em Tradução (Português/Inglês) pela USC.

Fabiola Coneglian, Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.

Especializando-se em Psicopedagogia pela USC. Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pelo instituto IMES.

Como Citar

Guedes, D. M. P., & Coneglian, F. (2019). TIPOS DE QUESTÕES PARA TESTES DE PROFICIÊNCIA DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUA INGLESA. Interfaces Científicas - Educação, 7(3), 55–66. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p55-66