A METODOLOGIA CIENTÍFICA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: PENSAR E FAZER CIÊNCIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p87-96

Autores

  • Priscilla Bibiano de Oliveira Mendonça UFLA - Universidade Federal de Lavras

Publicado

2017-07-05

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este artigo visa promover reflexão acerca das pesquisas em educação como processos de produção de conhecimento, trazendo pontos acerca do pensar e do fazer Ciência. Para alcançar o objetivo foi realizada revisão bibliográfica sobre o assunto. Traz o equívoco atual quanto ao desenvolvimento de pesquisas, tidas erroneamente como investigação e coleta de dados e evidencia abordagens relacionadas à pesquisa em educação. No que tange ao pensar a Ciência fala da necessidade da curiosidade epistemológica, do conhecimento e seus tipos e as finalidades da pesquisa; sobre o fazer Ciência trata dos pressupostos, métodos e técnicas de pesquisa, mostrando suas diferentes classificações quanto à natureza, objetivos, abordagens e procedimentos – bem como apontando algumas técnicas de coleta de dados utilizadas em pesquisas educacionais.

Como Citar

Mendonça, P. B. de O. (2017). A METODOLOGIA CIENTÍFICA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: PENSAR E FAZER CIÊNCIA. Interfaces Científicas - Educação, 5(3), 87–96. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p87-96

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Usos e Abusos do Estudo de Caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a0736129.pdf>. Acesso em 09 nov 2014.

ANDRÉ, M. Questões sobre os fins e sobre os métodos de pesquisa em Educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.1, nº 1, p. 119-131, set. 2007. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/6/6>. Acesso em 09 nov 2014.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Trad. Maria João Alvarez. Portugal: Porto Editora, 1994, p. 15 a 51.

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar, como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. V.2, nº 1 (3), p. 68-80, jan./jul. 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/viewFile/18027/16976>. Acesso em 09 nov 2014.

GATTI, B. A. Estudos Quantitativos em Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf>. Acesso em 09 nov 2014.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 77

MARTINS, R. X.; RAMOS, R. Reflexões sobre a Produção do Conhecimento e a Pesquisa em Educação. Disponível em: < http://avancar.ufla.br/ava/mod/resource/view.php?id=6898>. Acesso em 01 set 2014. 14 p.

VASCONCELLOS, L.; GUEDES, L. F. A. E-Surveys: Vantagens e Limitações dos Questionários Eletrônicos via Internet no Contexto da Pesquisa Científica. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/10semead/sistema/resultado/trabalhosPDF/420.pdf>. Acesso em 09 nov 2014.

VIANNA, C. T. Classificação das Pesquisas Científicas - Notas para os alunos. Florianópolis, 2013, 2 p. Disponível em:

<http://pt.slideshare.net/cleversontabajara1/metodologia-cientfica-tipos-de-pesquisa-ultimate>. Acesso em: 29 set 2014.

VIANNA, H.M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003. p. 9 a 107.