A construção da identidade docente na educação a distância a partir do uso de tecnologias para a criação de vídeos
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p33-41Palavras-chave:
Educaçao, educação a distância, tecnologiasPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
A combinação, educação e tecnologia nos possibilita investigar sobre a identidade docente. A educação a distância, mais especificamente, nos faz refletir sobre as possibilidades de usar a arte e a estética na construção dialógica docente-aluno. Para a produção deste artigo, utilizamos uma parte dos resultados obtidos na realização de um estudo de caso com um professor da educação presencial e a distância, no qual enfocamos, em um dos aspectos encontrados nas entrevistas, o que se refere à produção de vídeos, videopoemas e podcasts para a educação a distância e que contribuem para a construção da identidade do professor. Convidamos para participar desta pesquisa, um docente que atua na educação a distância, utilizando as tecnologias para a produção desses materiais de aula. Acreditamos que este professor tem como uma das suas características identitárias, a criação de personagens para atuar nos vídeos, podcasts, videopoemas ou mesmo nas vídeo-aulas, e que a sua atuação diante das telas é semelhante à de um ator nos cinemas ou no teatro. Mudando a forma de trabalhar do professor e possibilitando refletir sobre sua atuação como uma nova perspectiva de ser professor, é possível criar outra forma de pensar esse professor como personagem da EAD. Entendemos que o personagem pode ser criado em diferentes situações da vida cotidiana e pode ser visto como uma das identidades assumidas em determinados momentos e circunstâncias por cada pessoa.