A Historiografia da Fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe: o que diz as fontes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p89-99

Autores

  • Patricia de Sousa Nunes Silva UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Antonio Garcia Filho, Educação, Faculdade de Medicina de Sergipe, Intelectual

Publicado

2012-09-29

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Pesquisadores e historiadores da Educação vêm ampliando seus olhares quanto à necessidade de estudar instituições escolares, mergulhando em seu universo interior. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo desvelar historicamente a fundação e implantação da Faculdade de Medicina de Sergipe que, através de sua fundação em 1960, pelo médico, político e professor Antonio Garcia Filho, propiciou a instalação da Universidade Federal de Sergipe. Apoiando-nos metodologicamente na pesquisa documental e bibliográfica, procuramos apresentar o contexto histórico do ensino superior em Sergipe bem como as dificuldades operacionais e políticas da época que permearam os caminhos de Garcia Filho para a fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe. Tornou-se um colaborador da educação, agindo como um dos mais importantes agentes formadores da intelectualidade em Sergipe e contribuindo para a história da educação em Sergipe. A luz do conceito de intelectuais do francês Jean François Sirinelli (1996) foi possível perceber que, com a fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe, Garcia Filho desempenhou importante papel na educação do Estado, além de alcançar um dos principais objetivos almejados pelo grupo médico de Sergipe, a necessidade de formar médicos para atender a classe popular desassistida do estado.

Biografia do Autor

Patricia de Sousa Nunes Silva, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes; Especialização em Psicomotricidade pela Faculdade Pio Décimo; Graduada em Educação Física pela Unit; Graduada em Gestão Pública pela Unit. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação; Membro do GPHPE(Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais )/UNIT. Bolsista da FAPITEC-SE. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Intelectuais da Educação e Metodologia da História Oral.

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN); Mestre em Educação e bacharel em Ciências Sociais pela UniversidadeFederal de Sergipe (UFS). Professora PPG 1 da Universidade Tiradentes e líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, educação, história e memória.

Como Citar

Silva, P. de S. N., & Barreto, R. A. D. N. (2012). A Historiografia da Fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe: o que diz as fontes. Interfaces Científicas - Educação, 1(1), 89–99. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p89-99