Dos castigos e da disciplina: práticas escolares no território sul sergipano

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p77-87

Autores

  • Laísa Dias Santos Universidade Tiradentes
  • Rony Rei do Nascimento Silva
  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Práticas de formação, Castigos, Memória

Publicado

2012-09-29

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de análise a trajetória de vida da professora Maria Eurides da Silva de 81 anos de idade, residente no município de Itabaianinha, estado de Sergipe. Com o objetivo de entender como se compôs sua prática de formação buscamos na narrativa de sua história de vida os respaldos que possam vir a explicar tanta representatividade local. Para alcançarmos nosso objetivo recoremos a metodologia da história oral, segundo Montenegro (2010) e a categoria de análise Poder Disciplinar de Foucault (1975; 1979) por meio dos quais pudemos verificar que o que dá sustentabilidade à representação da nossa personagem é o seu método de ensino que permitiu inculcar comportamentos e condutas reconhecidas e aceitas por todos os que, direta ou indiretamente, privaram de seus ensinamentos.

Biografia do Autor

Laísa Dias Santos, Universidade Tiradentes

Laísa Dias Santos
Aluna de Iniciação Científica do PROBIC-UNIT
Graduando em Serviço Social –UNIT

Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, educação, história e memória.

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN); Mestre em Educação e bacharel em Ciências Sociais pela UniversidadeFederal de Sergipe (UFS). Professora PPG 1 da Universidade Tiradentes e líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, educação, história e memória.

Como Citar

Santos, L. D., Silva, R. R. do N., & Barreto, R. A. D. N. (2012). Dos castigos e da disciplina: práticas escolares no território sul sergipano. Interfaces Científicas - Educação, 1(1), 77–87. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p77-87