Dos castigos e da disciplina: práticas escolares no território sul sergipano
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p77-87Palavras-chave:
Práticas de formação, Castigos, MemóriaPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O presente trabalho tem como objeto de análise a trajetória de vida da professora Maria Eurides da Silva de 81 anos de idade, residente no município de Itabaianinha, estado de Sergipe. Com o objetivo de entender como se compôs sua prática de formação buscamos na narrativa de sua história de vida os respaldos que possam vir a explicar tanta representatividade local. Para alcançarmos nosso objetivo recoremos a metodologia da história oral, segundo Montenegro (2010) e a categoria de análise Poder Disciplinar de Foucault (1975; 1979) por meio dos quais pudemos verificar que o que dá sustentabilidade à representação da nossa personagem é o seu método de ensino que permitiu inculcar comportamentos e condutas reconhecidas e aceitas por todos os que, direta ou indiretamente, privaram de seus ensinamentos.