AS MULHERES REPRESENTADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: HISTÓRIA DO BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p123-134

Autores

  • Amália Kelly Rambaldi
  • Melissa Probst

Palavras-chave:

História das mulheres. Livros didáticos. Ensino de História. Representações.

Publicado

2017-07-05

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Artigos

Resumo

O presente estudo busca analisar como são representadas as mulheres, nos livros didáticos do ensino de História do Ensino Médio. Enquanto objeto material de pesquisa foram utilizados três livros didáticos publicados nas décadas de 1970, 1980 e no ano de 2006, de modo a compreender as rupturas e permanências nessas representações e, de certo modo, no ensino de História. Este trabalho procurou mostrar como esses discursos foram se modificando e como a questão da (in)visibilidade das mulheres pode ser abordada nas aulas de História.  Pode-se observar como a produção historiográfica com a temática sobre as mulheres foi alcançando novos objetos e novas abordagens que antes eram invisíveis na História. 

Biografia do Autor

Amália Kelly Rambaldi

Graduada em História (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional(UNINTER)

Melissa Probst

Acadêmica do Programa de Pós Graduação em Educação – Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Licenciada em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Como Citar

Rambaldi, A. K., & Probst, M. (2017). AS MULHERES REPRESENTADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: HISTÓRIA DO BRASIL. Interfaces Científicas - Educação, 5(3), 123–134. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p123-134

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