AS MULHERES REPRESENTADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS: HISTÓRIA DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p123-134Keywords:
História das mulheres. Livros didáticos. Ensino de História. Representações.Published
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Abstract
O presente estudo busca analisar como são representadas as mulheres, nos livros didáticos do ensino de História do Ensino Médio. Enquanto objeto material de pesquisa foram utilizados três livros didáticos publicados nas décadas de 1970, 1980 e no ano de 2006, de modo a compreender as rupturas e permanências nessas representações e, de certo modo, no ensino de História. Este trabalho procurou mostrar como esses discursos foram se modificando e como a questão da (in)visibilidade das mulheres pode ser abordada nas aulas de História. Pode-se observar como a produção historiográfica com a temática sobre as mulheres foi alcançando novos objetos e novas abordagens que antes eram invisíveis na História.
How to Cite
References
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Livros didáticos de história: práticas e formação docente. In: In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas, PEREIRA, Júlio Emílio Diniz, LEAL, Leiva de Figueiredo Viana, SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão (orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 544-563.
CAINELLI, Marlene. A escrita da história e os conteúdos ensinados na disciplina de história do ensino fundamental. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewFile/7666/9694. Acesso em 28 out 2015.
CUNHA, Maria de Fátima da. Mulher e historiografia: da visibilidade á diferença. Hist. Ensino, Londrina, v. 6, p. 143, out. 2000. Disponível em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12396/10864. Acesso em: 20/01/2015.
DEL PRIORE, Mary. História das mulheres: as vozes do silêncio. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. SP: Contexto, 1998.
FERREIRA, Angela Ribeiro. Representações da história das mulheres no Brasil em livro didáticos de história. Dissertação. Ponta grossa: UEPG, 2005.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012.
RAGO, Margareth. As mulheres na historiografia brasileira. In: SILVA, Zélia Lopes (Org.). Cultura Histórica em Debate. São Paulo: UNESP, 1995.
SILVA, Tânia Maria Gomes da. Trajetória da historiografia das mulheres no Brasil. Politeia, Vitória da Conquista, v. 8, n. 1. 2008. Disponível em: < http://periodicos.uesb.br/index.php/politeia/article/viewFile/276/311>. Acesso em: 28 out. 2015.
STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Um olhar na história: a mulher na escola (Brasil: 1549 – 1910). Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação: História e memória da educação brasileira; Natal (RN), nov 2002. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema5/0539.pdf> Acesso em: 22/01/2015.