BREVE PANORAMA HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL EM MEADOS DO SÉCULO XIX E INICIO DO SÉCULO XX.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p324-337

Autores

  • Josiane Oliveira Rabelo Universidade Tiradentes
  • Marta de Oliveira Costa Universidade Tiradentes
  • Dinamara Garcia Feldens Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação, Mulheres no magistério, Métodos de ensino, Reforma de Franscisco Campos e emancipação feminina.

Publicado

2022-11-29

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Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a inserção da mulher na educação, visando traçar um breve panorama sobre a história da educação feminina no Brasil e as modernas práticas de ensino que foram surgindo em meados do século XIX e início do século XX. Adotando como análise: As mulheres no magistério e a extensão do espaço privado, a cultura escolar das normalistas sendo estas responsáveis pela instrução do público infantil, a implantação de novos métodos de ensino como uma forma de controle e organização do espaço escolar, os novos modelos pedagógicos influenciados pelas ideias dos escolanovistas. Fazendo referência a Reforma de Francisco Campos como o marco modernizador da educação. Tendo como foco principal dentro deste contexto a instrução e emancipação da mulher neste período.

Como Citar

Rabelo, J. O., Costa, M. de O., & Feldens, D. G. (2022). BREVE PANORAMA HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO FEMININA NO BRASIL EM MEADOS DO SÉCULO XIX E INICIO DO SÉCULO XX. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 324–337. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p324-337

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