USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p109-122

Autores

  • Janaina Cardoso de Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Jean Costa Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Interdisciplinaridade, Museologia.

Publicado

2015-06-09

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Artigos

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso na elaboração de uma tecnologia educacional universitária. O site “Teoria e Metodologias da História da UFS” insere-se na perspectiva da elaboração de suportes tecnológicos direcionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o fomento da aprendizagem do futuro profissional em Museologia. A metodologia utilizou a tecnologia disponível no googlesites para a alocação de textos, filmes e vídeos de apoio, sugestões para a disciplina, lista bibliográfica complementar, atividades extra-sala, papers dos textos debatidos em aula, organização de seminários e eventos da disciplina de Teoria e Metodologias da História. A vinculação do site à disciplina ministrada tornou o aprendizado mais prazeroso, desafiador e abrangente, resultando num índice de acessos por mais 80% dos alunos, com a aprovação de mais de 80% nas avaliações daqueles que fazem uso do site. O desenvolvimento de recursos tecnológicos na área educacional e na área de museus (museus digitais, cibermuseus, sites de museus, dentre outros) aliado ao manuseio da internet como instrumento de mediação das fronteiras do saber traz mais amplitude e eficácia à aprendizagem.

Biografia do Autor

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PACC-UFRJ); Doutoranda em Propriedade Intelectual (PPGPI-UFS); Doutura em História Social (PPGHIS-UFRJ); Professora Adjunta da Graduação em Museologia (UFS) e dos Mestrados em História (PROHIS-UFS e PPGH-UFAL); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS/CNPq)

Jean Costa Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduando em Museologia pela UFS. Monitor da disciplina de Teorias e Metodologias da História (PROGRAD).

Como Citar

Mello, J. C. de, & Souza, J. C. (2015). USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS. Interfaces Científicas - Educação, 3(3), 109–122. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p109-122

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