O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p55-65

Autores

  • MARLTON FONTES MOTA Tiradentes University
  • LILIAN JORDELINE FERREIRA DE MELO Tiradentes University

Palavras-chave:

Ócio – educação – indivíduo – autonomia – experiência

Publicado

2015-06-09

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

O ócio, ao longo da história, vivenciou a deturpação de conceitos, vinculando-se à idéia de ociosidade, mesmo acolhido na concepção de ócio criativo. Ao pretender elucidar as suas diversas diferenças conceituais, os estudiosos passaram a perceber o ócio como um processo contínuo de aprendizagem, incorporado ao desenvolvimento de atitudes, valores, e competências, passando a ser reconhecido como parte integrante da educação, pontuando o fato de que a melhor fonte do ócio está no próprio indivíduo. O presente artigo pretende demonstrar que a educação tornou-se uma das grandes responsáveis em inspirar a mudança de paradigma sobre a experiência do ócio, isto, com a preocupação de educar no tempo livre e para o tempo livre.

Biografia do Autor

MARLTON FONTES MOTA, Tiradentes University

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes-SE, bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit-SE), Especialista em Direito Processual Civil pela Associação Educacional Unyahna-BA. Atualmente é professor da Graduação e da Pós Graduação do Curso de Direito da Universidade Tiradentes-SE. Rua Ecol. Chico Mendes, 78. Apt 1404. Farolândia. 49032-280. Aracaju-SE. Brasil. Telefone: (79) 32231507 marltonmota@hotmail.com

LILIAN JORDELINE FERREIRA DE MELO, Tiradentes University

Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ), bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit-SE),

Como Citar

MOTA, M. F., & FERREIRA DE MELO, L. J. (2015). O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 3(3), 55–65. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p55-65

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