A atuação profissional e formação do educador social no Brasil: uma roda da conversa
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p77-88Palavras-chave:
Educação Social, Formação Profissional, Profissão Educador Social.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
A educação social no Brasil atualmente configura-se como uma área em expansão, foco de estudos e reflexões de diferentes grupos de estudos nas universidades e movimentos sociais. O presente artigo pretende através de uma roda de conversa com cinco autores/pesquisadores envolvidos com a Educação Social estabelecer diálogos sobre a atuação do Educador Social no Brasil a partir da contribuição reflexiva de cada um na história em construção desta área. A roda da conversa é orientada pelas categorias formação profissional do educador social, situação do educador social no Brasil, regulamentação profissional e métodos de avaliação da Educação Social. A roda da conversa buscou abrir possibilidades e continuidades de pensar sobre a área da educação social, apontando entre outros a necessidade da educação social estar contemplada nas políticas públicas de educação e de direitos humanos do Brasil.Como Citar
Referências
BRASIL. Constituição (1988): Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Saúde (2006): Estatuto da criança e do adolescente. 3. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde. (Série E. Legislação e Saúde). 3 ed. São Paulo: Moraes.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES. Ministério do Trabalho e Emprego. Vol. 1, 3. ed. Brasília: MTE, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9° Ed. São Paulo: 1998.
GONZÁLEZ. Mario Viché. Evaluacion y Calidade en Educacion no Formal. Revista P´raticas de Animação, Ano3 – Número 2, Valência, 2009. http://revistapraticasdeanimacao.googlepages.com
MÜLLER, V. R . A participação social e a formação política: Territórios a desbravar. Publicação: Dynamo Internacional- Street Work Training Institute. 2012.
MÜLLER, V.; RODRIGUES, Patrícia C. Reflexões de quem navega na educação
social. Uma viagem com crianças e adolescentes. Clichetec. Maringá. 2002.
NATALI, P. M.; SOUZA, C.R.T.; MÜLLER, V.R. Formação política do Educador Social: princípios para práxis emancipatórias, 2014. (no prelo)
NUÑEZ, Violeta. Pedagogía Social: Cartas para Navegaren El Nuevo Milenio.
Satillana: Buenos Aires- Argentina, 1999.
PAIVA, Jacyara (2011) Compreendendo as vivências e experiências produzidas na Educação Social de Rua: Desvelamentos pertinentes ao Educador Social de Rua. UFES.
SANTOS GUERRA, Miguel A. (1993): La evaluación: un proceso de diálogo,
comprensión y mejora. Málaga, Aljibe.