A teoria de Paulo Freire como fundamento da Pedagogia Social

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p33-44

Autores

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Estadual de Maringá
  • Karine Santos

Palavras-chave:

Educação Popular, Pedagogia Social, Vulnerabilidade Social, Emancipação Social.

Publicado

2014-10-27

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Artigos

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal destacar em obras de Paulo Freire fundamentos relacionais com a Pedagogia Social, de modo a contribuir para reflexões em torno da temática formação do educador social no Brasil. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica sobre obras de Paulo Freire e de estudiosos da Pedagogia Social. O artigo apresenta três categorias de análise: a inovação epistemológica, o engajamento político e a visão de mundo esperançosa que são componentes, tanto da Educação Popular, como da Pedagogia Social. Os resultados revelam que essas categorias contribuem para a superação de condições opressoras e emancipação das pessoas através dos processos educacionais envolvidos nessas duas áreas. Para concluir, o artigo apresenta essas categorias como fundamentos para práticas educativas dos educadores sociais no Brasil.

Biografia do Autor

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Profa. Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Como Citar

Angeli Teixeira de Paula, E. M., & Santos, K. (2014). A teoria de Paulo Freire como fundamento da Pedagogia Social. Interfaces Científicas - Educação, 3(1), 33–44. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p33-44

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