A educação social em Portugal: novos desafios para a identidade profissional

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p113-124

Autores

  • Paulo Delgado Coordenador e Docente no 1.º ciclo de estudos em Educação Social na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
  • Fátima Correia
  • Teresa Martins
  • Sílvia Azevedo

Palavras-chave:

Educação Social, Pedagogia Social, Identidade Profissional, Portugal, Desafios Profissionais

Publicado

2014-10-27

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Seção

Artigos

Resumo

A Educação Social surge, em Portugal, devido sobretudo à exigência dos sistemas de proteção social. Enquanto profissão, a Educação Social realiza-se no âmbito das ciências da educação, enquadrada pela Pedagogia Social. A Educação Social desenvolve-se pela diversidade de categorias profissionais e de perfis de competências e áreas disciplinares. O reconhecimento da identidade profissional dos educadores sociais portugueses depende, ainda, da polivalência dos contextos de trabalho e populações com os quais interage. A sua identidade profissional deve evidenciar o compromisso educativo do seu trabalho social, que supera lógicas de ação assistencialistas e se centra em lógicas de desenvolvimento e capacitação dos sujeitos. Neste artigo, é dado destaque à Pedagogia Social, enquanto saber matricial de referência dos educadores sociais. A Pedagogia Social constitui-se como a ciência da Educação Social, conferindo-lhe a própria especificidade da profissão. Por outro lado, o exercício profissional da Educação Social requer dos seus profissionais uma formação rigorosa, inicial e contínua, de forma a incorporar novos saberes e posturas para se adaptar a novos desafios e realidades. A educação social deve ser capaz de acompanhar as políticas sociais, participando permanentemente na negociação do contrato social. Partindo destes pressupostos, é dado a conhecer alguns desafios que se colocam à Educação Social em Portugal.

Biografia do Autor

Paulo Delgado, Coordenador e Docente no 1.º ciclo de estudos em Educação Social na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Doutoramento em Teoria e Historia da Educação. Mestrado em Administração e Planificação da Educação. Licenciatura em Direito.

Como Citar

Delgado, P., Correia, F., Martins, T., & Azevedo, S. (2014). A educação social em Portugal: novos desafios para a identidade profissional. Interfaces Científicas - Educação, 3(1), 113–124. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p113-124

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