Da carta ao AVA: As tecnologias na construção de uma identidade na EAD

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p43-51

Autores

  • Lucas C. do Vale Universidade Tiradentes
  • Simone de Lucena Ferreira Universidade Tiradentes (UNIT)

Palavras-chave:

Tecnologias, EAD, Mediação, Identidade

Publicado

2012-09-29

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar a evolução da EAD por meio das tecnologias e como elas contribuirão para evolução desta modalidade de ensino. Em paralelo a este relato, será construída uma análise das técnicas mediadoras utilizadas pelos professores em cada uma das tecnologias apresentadas. Assim, o artigo propõe apresentar a contribuição de cada tecnologia para construção da identidade da EAD.

Biografia do Autor

Lucas C. do Vale, Universidade Tiradentes

Possui especializações em Gestão de Instituições de Ensino Superior (2008) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador UNIFACS (2006). Atualmente sou Coordenador de Tecnologias Educacionais do Núcleo de Educação a Distancia - NEAD da Sociedade de Educação Tiradentes onde sou responsável por toda gestão de tecnologias dos cursos em EAD. Atua também como docente na Universidade Tiradentes e sou membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória.

Simone de Lucena Ferreira, Universidade Tiradentes (UNIT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Atualmente é Professora Titular III da Universidade Tiradentes (UNIT) onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação na linha Educação e Comunicação. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Professora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE2) do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC-BA). Membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE). Membro da Comissão Científica da Revista Educação, Formação e Tecnologia (EFT). Tem experiência e publicações nas áreas de Educação, Comunicação e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologias da informação e comunicação, interatividade, educação a distância, formação de professor, cibercultura e TV digital. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura

Como Citar

C. do Vale, L., & de Lucena Ferreira, S. (2012). Da carta ao AVA: As tecnologias na construção de uma identidade na EAD. Interfaces Científicas - Educação, 1(1), 43–51. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p43-51