Entre a teoria e a prática: a Provinha Brasil e o tratamento da variação linguística na alfabetização

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p43-54

Autores

  • Raquel Meister Ko Freitag Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Competência sociolinguística, Alfabetização, Parâmetros Curriculares Nacionais, Provinha Brasil

Publicado

2015-06-09

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Artigos

Resumo

Analisamos a articulação entre a teoria e a prática no que se refere ao tratamento da variação linguística na alfabetização, por meio da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e da análise das questões que compõe a Provinha Brasil, instrumento de diagnóstico de avaliação da competência em leitura de alfabetizandos. Discutimos os pressupostos sociolinguísticos que orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, e que se manifestam nos conceitos de diversidade e de variedade, bem como na noção de competência comunicativa, presentes ao longo destes documentos e analisamos as questões do eixo de domínio do sistema alfabético da Provinha Brasil de 2010, a fim de identificamos os componentes sociolinguísticos. Constatamos que as contribuições de ordem teórico-práticas advindas da Sociolinguística que repercutem na formação dos professores de língua materna nas séries iniciais estão em dissonância com as diretrizes e com a prática, na medida que o tratamento da variação linguística está ausente na Provinha Brasil.

Como Citar

Freitag, R. M. K. (2015). Entre a teoria e a prática: a Provinha Brasil e o tratamento da variação linguística na alfabetização. Interfaces Científicas - Educação, 3(3), 43–54. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p43-54

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