VÍDEOS DO YOUTUBE SOBRE AS SIMULAÇÕES DE QUÍMICA DO PHET: UMA ANÁLISE DO PROCESSAMENTO GERATIVO SEGUNDO A TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA
An analysis of generative processing according to the Cognitive Theory of Multimedia Learning
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p497-518Publicado
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: As formas híbridas de ensino foram impulsionadas pelas necessidades emergenciais associadas à pandemia de Covid-19. Dessa maneira, a convergência de mídias nos processos de aprendizagem e de ensino tem sido cada vez mais enaltecida. Esta pesquisa buscou analisar os vídeos mais relevantes distribuídos pelo YouTube que discutem as simulações interativas do projeto PhET para o ensino de química. Foram analisados 23 videoaulas, nos idiomas português e inglês, segundo os critérios estabelecidos pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM). Neste artigo, focamos a apresentação dos resultados em relação ao processamento gerativo da TCAM. Entre os principais resultados, constatou-se a exploração parcial de técnicas de personificação - como filmagem em primeira pessoa ou uso de gestos por parte do apresentador - e a ausência de propostas de atividades gerativas. Nesse sentido, na conclusão do estudo, indica-se que em novos vídeos se busque apresentar atividades dirigidas que envolvam a participação ativa do aprendiz.